2014/12/16

Backblaze aposta nos discos de 6TB da WD


Quando chega a altura de comprar um disco rígido, cada um tem a sua própria opinião pessoal, que normalmente é baseada nas experiências que teve com uma única unidade - ou talvez uma meia-dúzia de discos. No entanto, o melhor é mesmo ouvir quem já usa mais de 10000 discos, e tem dados mais concretos quanto ao seu desempenho e resistência.

A Backblaze é uma empresa que oferece um serviço de backups com espaço ilimitado, e desde o início que partilhou os seus segredos com o mundo (nomeadamente os seus Storage Pods, concebidos para guardar a maior quantidade de dados ao menor custo possível). Também já partilhou com o mundo os resultados das marcas e modelos, sobre que discos têm resistido melhor ao longo dos anos. E agora, vem dizer-nos em qual dos discos de 6TB vai apostar.

Os Storage Pods da Backblaze levam 45 discos cada um, e até ao momento têm sido instalados com discos de 4TB, que ofereciam a melhor relação de custo por gigabyte. Mas os discos de 6TB já começam a tornar-se competitivos, e por isso a Backblaze já se começou a preparar para essa transição, montando duas unidades: uma equipada com discos de 6TB da WD, outra com discos de 6TB da Seagate, e vendo que tal se comportam.


A Backblaze recebe a impressionante quantidade de 130TB de dados por dia (mais de 30 discos de 4TB a serem enchidos diariamente, e isto sem contar com o espaço para a redundância para salvaguardar avarias nos discos). Nos testes que foram feitos, os discos da WD portaram-se melhor que os da Seagate, obtendo um melhor desempenho e um menor consumo de energia (são de 5400rpm enquanto que os Seagate são de 7200rpm). Mas quanto à sua longevidade a longo prazo, isso é algo que só daqui por muitos mais meses poderemos descobrir.

Até lá, a Backblaze está confiante para avançar com uma encomenda de 230 discos WD de 6TB para montar cinco Storage Pods para uma melhor avaliação - e se tudo correr bem, serão esses os discos que irão ser usados para ir substituindo os 10000 discos que estão em operação há anos e irão necessitar ser substituídos regularmente no futuro.


Por outro lado... os discos de 8TB já começam também a dar que falar, e a Backblaze também já começou a fazer os testes, e estando particularmente interessada naquele novo disco de 8TB da Seagate que promete o mais baixo custo por gigabyte. Usando-se discos de 8TB para encher um Storage Pod, obtém-se um caixote que pode levar 360TB! (E pensar que ainda recentemente os 180TB dos caixotes equipados com discos de 4TB pareciam "muito"! :)

5 comentários:

  1. Não percebo porque é que praticamente todas as marcas abandonaram os discos de 5400RPM, pois a maior necessidade de armazenamento é para dados que são acedidos ocasionalmente como musicas, filmes, fotos, etc, e quanto mais rápido girar o disco mais rápido será o desgaste e mais consumo terá, mais barulho, maior custo, maior taxa de falhas, etc.
    Claro que existe mercado para discos rápidos em alguns servidores e para disco de arranque nos PC's, mas para isso não é preciso ter grandes capacidades e os SSD são imbativeis em performance. Por isso faz muito mais sentido apostar em discos que produzem menos calor, mais silencioso, menos consumo, mais durabilidade..
    Pessoalmente cerca de 90% dos discos que compro são para armazenamento e backup, como tal dou preferencia aos discos mais silenciosos e com menos RPM's que acredito terem uma maior probabilidade de me garantir os dados salvos por mais uns anos. Apesar da taxa de crescimento da coleção de fotos e videos (agora a filmar em 4k) a coisa agravou-se e os discos não chegam a durar mais de 2 ou 3 anos, pois tenho estado a tentar ter tudo unificado num só disco (não ter que espalhar a coleção por vários discos ajuda a não ter desperdicio em ficheiros e pastas duplicadas e é mais fácil organizar) claro que depois está tudo duplicado noutro disco, discos estes que em 2 ou 3 anos deixam de comportar a coleção inteira e lá tenho que trocar para um de maior capacidade, e ao que parece agora com a lei das taxas de direitos de autor vou ter que pagar em duplicado (fora as futuras trocas de disco) aos outros autores para ter as minhas coisas :(
    Do que tenho ideia para mim os discos que dou preferencia são WD Greed e Hitachi (sempre com o minimo de RPM's :)

    ResponderEliminar
  2. WD Green Miguel? Pessoalmente, não confio nesses discos um unico bit dos meus dados.
    Já vão dois, mortos, por completo (e nem me perguntes quantos vejo morrer no dia-a-dia mas que não são meus).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou contigo YaBa. Já tive 3 Greens a morrerem. Tenho dois Red e até agora impecável. Só tive um susto, mas era o cabo SATA :) Esses são outros que falham imenso, já tive que trocar 3 cabos.

      De todos os fabricantes a WD também é aquela que tem melhor suporte.

      Eliminar
    2. Eu também já tive um Green que "morreu". Agora tenho um RED e até agora, tudo bem...

      Eliminar
  3. Pois, em tempos cheguei a ter discos ligados 24/7 e tive varios Seagate Barracuda de 120GB (IDE quando era o máximo que havia) e todos começaram a reportar "realocated sectors" com pouco tempo de uso, e eu ouvia muitas vezes as cabeças a mexer (uma sequencia tipica que durava uns 2 segundos e ouvia ciclicamente com muita frequencia) quando sei que nada estava a ser lido/escrito nos discos.
    Depois disso passei a ter apenas discos externos de maior capacidade que só os ligo quando preciso, e um interno que também só arranca quando ligo o PC, a maior parte destes são WD Green (começei com 1TB depois 2TB e o último é de 4TB) e não tive ainda motivo de queixa. Tenho também um Seagate USB3 de 3TB que faz muito mais vibração e aquece muito mais, mas como já não me cabe lá tudo, tenho que pensar num destes de 6TB pois já tenho algum material que apenas está salvo no de 4TB...

    Os problemas que tiveste com os teus WD foram em que geração de discos, eu penso que deve haver fases boas e fases más mesmo dentro de uma gama de discos...

    ResponderEliminar