2014/12/05

Disney cria novo método para conversão de vídeo HDR


Quando falamos de qualidade de imagem é habitual falar-se da resolução e framerate, mas há um outro aspecto que é de igual importância e que normalmente fica esquecido: a gama dinâmica das cores e brilho da imagem. Agora, a Disney Research mostra-nos um novo método que permite converter vídeo HDR para ser mostrado nos ecrãs convencionais.

As imagens HDR (High-Dynamic Range) têm ganhado popularidade nos últimos anos graças aos smartphones, que agora são capazes de tirar fotografias e gravar vídeo usando estes métodos. Nos equipamentos mobile, este processamento é feito de forma que se pode dizer "simplista"; mas quando há necessidade de maior controlo profissional, os métodos existentes têm alguns problemas.

A questão é: como se poderá apresentar, com a melhor qualidade, uma imagem com uma gama dinâmica superior à que um monitor ou projector são capazes de reproduzir?

Foi isso que a Disney Research quis resolver, com um novo método que permite a criação de imagens hiper-realistas sem sofrer dos problemas gerados pelos métodos já existentes. O sistema implica diferentes passos, com múltiplos filtros temporais e espaço-temporais usados para demarcar diferentes zonas onde deverão ser aplicados diferentes tratamentos; mas o resultado final parece superar de forma bem clara todos os métodos concorrentes, mesmo em cenas "complicadas".

... Esperemos que daqui por mais algum tempo este método possa já vir integrado nos nossos smartphones. :)

Actualização: já está disponível o filme completo para verem.



Esta técnica já foi aplicada numa curta onde a Disney utilizou inúmeras técnicas "impossíveis" que seriam impossíveis de captar com câmaras tradicionais, como o HDR, e até cenas onde simultaneamente se têm elementos gravados com framerates diferentes:

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)