2014/12/14

Elevadores sem cabos poderão mover-se na horizontal


Os elevadores são algo que muitas pessoas utilizam diariamente, sem sequer pensarem em toda a tecnologia que escondem por trás das suas cabines, mas a ThyssenKrupp propõe-nos um novo tipo de elevador, revolucionário, que para além de subir e descer também se poderá deslocar horizontalmente.

À medida que se vão construindo edifícios cada vez mais altos, o espaço que tem que ser reservado para os elevadores vai-se tornando cada vez mais dispendioso, e o equilíbrio entre o número de elevadores necessários para uma eficaz movimentação das pessoas e a área ocupada começa a ser cada vez mais difícil de manter. Para solucionar esse problema, a ThyssenKrupp propõe um novo sistema em que são abandonados os tradicionais cabos presos às cabines, permitindo que as mesmas passem a poder deslocar-se também horizontalmente - para além de facilitar a utilização de múltiplas cabines no mesmo percurso.

Com um destes sistemas, em que as cabines poderão manter-se em circulação quase constante, o tempo de espera por uma cabine será reduzido para uma dezena de segundos, no máximo - ao mesmo tempo que ganha uma área de 25% face a sistemas convencionais (algo que por si só deverá ser mais que suficiente para que os construtores de novos prédios olhem para este sistema com muito interesse.)

O único problema, imagino eu, é o potencial para que uma cabine avariada possa encravar "todo o sistema". Mas imagino que também isso deva estar contemplado, com a existência de espaços para manutenção onde uma cabine possa ser "arrumada" de modo a desimpedir o caminho o mais rapidamente possível.

1 comentário:

  1. Cada vez se vão imaginando mais aplicações práticas para os motores lineares, que ainda não há muitos anos eram considerados pouco eficientes e, por isso, de aplicação muito restrita. Por incrível que pareça, esta tecnologia não é nova, nem pouco mais ou menos, pois tem mais de 100 anos! http://en.wikipedia.org/wiki/Linear_motor.

    ResponderEliminar