2014/12/14

Agência de espionagem britânica lança jogo que ensina encriptação às crianças


A agência de segurança britância GCHQ lançou um jogo destinado a explicar aos jovens adolescentes como funcionam diferentes métodos de encriptação de mensagens. Será provavelmente uma forma de encontrar "jovens talentos" nesta área... mas que não deixa de ter valor educativo.

O Cryptoy está disponível para tablets Android (uma versão para iPad deverá chegar em 2015) e destina-se principalmente aos jovens dos 14 aos 16 anos. Com esta app poderão explorar diferentes métodos de cifragem de mensagens - não só as mais básicas, como a substituição de símbolos, como também outras mais complexas como a Vigenère e Enigma - que são explicadas de forma visual e também o seu enquadramento histórico.

Não deixará de ser caricato que esta app nos chegue de uma agência que tem estado no centro das atenções, precisamente por descodificar e interceptar todo o tipo de comunicações em larga escala - mas chamando a atenção para o assunto e ajudando os mais jovens a perceber o que é a encriptação e a sua importância, também acaba por consciencializar as pessoas de que provavelmente deverão recorrer a estas técnicas (usando métodos bem mais modernos) para manter as suas vidas digitais em segurança.

Nem que seja pela curiosidade de verem como funcionava o famoso sistema Enigma usado pelos alemães na 2ª Guerra Mundial, vale a pena espreitarem a app (e não se preocupem, que a app não pede nenhuma permissão especial, como acesso à câmara ou GPS! :)





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)