2014/12/14

Agência espacial Francesa ajuda o Project Loon do Google


O Projecto Loon do Google quer levar a internet a todo o mundo usando uma frota de balões continuamente em circulação na estratosfera. Agora, ficamos a descobrir que a agência espacial Francesa tem colaborado com o Google e está a trabalhar na criação de uma nova geração de balões mais avançados para este projecto.

Aquilo que começou como uma ideia "louca" e que muitos descartariam como sendo "palhaçada" tem vindo a surpreender tudo e todos, conquistando grandes avanços nos últimos meses. Os balões do Google têm-se aguentado cada vez mais tempo em voo, e com cada novo balão vão-se aprendendo mais coisas sobre como melhorar a sua concepção e sistemas de navegação.

É precisamente o que a CNES (Centre National d'Etudes Spatiales) tem ajudado a fazer, analisando os dados que são recolhidos; com o Google a tirar partido do longo historial e experiência que a agência tem nesta área - a CNES já faz experiências com balões de alta-altitude há cerca de 50 anos e continua a lançar cerca de 20 novos balões todos os meses.

Mas nem a agência estava inicialmente convencida de que este projecto do Google pudesse ser realista. É que a proposta do Google é de uma escala nunca antes vista, com uma frota de 100 mil balões que levarão a internet a todo o mundo (mas especialmente às áreas onde esse acesso é mais problemático) e recolhendo-os quando perderem ar. Percebe-se porque motivo o Google necessita reduzir os custos por balão, e é também essa a vertente com que a CNES beneficiará: estimando conseguir baixar o custo dos balões para um décimo do que custam actualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)