2014/12/19

Instagram limpa milhões contas falsas e causa o pânico entre as vedetas


O número de seguidores nas redes sociais é frequentemente utilizado entre as "vedetas" para demonstrar a superior popularidade. Mas o Instagram decidiu limpar milhões de contas falsas... e no processo revelou quais as vedetas que mais dependiam destes seguidores de origem duvidosa.

Já sabemos que não de pode/deve acreditar em tudo o que se vê na internet, e isso inclui supostas pessoas nas redes sociais. Já por cá falamos dos milhões de contas de utilizadores falsos no Facebook, ou do lucrativo negócio de seguidores falsos no Twitter.

Também o Instagram era terreno fértil para estas contas falsas, usadas por inúmeros utilizadores e serviços de marketing para inflacionar artificialmente o seu número de seguidores e demonstrar a sua popularidade; só que em vez de pactuar com essa situação, decidiram fazer uma limpeza radical aos milhões de contas falsas existentes. O resultado tanto tem de preocupante como de cómico.

Há quem já tenha feito uma página com as estatísticas dos números de seguidores perdidos (edit 16/12/2019: link removido: o site foi comprado por uma empresa de venda de seguidores), e onde vemos vedetas que, de um dia para o outro, perderam milhões destes "utilizadores" - embora, curiosamente, a conta que mais utilizadores perdeu foi a do próprio Instagram (imagino que muitas contas falsas a seguissem como forma de parecer menos falsas! :)


No entanto nada chega à conta de um tal "chiragchirag78" que de mais de 3 milhões de supostos seguidores se viu reduzido a apenas 8, revelando que 99.9998% dos mesmos eram na verdade... falsos!


Mas parte mais preocupante... é haver gente que tem ficado mesmo muito preocupada em ver o seu número de seguidores decrescer, e que pede ao Instagram que volte a repor a situação como estava antes, mesmo sabendo-se que estão a ser seguidos por contas falsas. Sinal da futilidade a que algumas pessoas da nossa sociedade chegaram?

2 comentários:

  1. lol ainda no outro dia quando mandei uma resposta a um user no twitter, que ele não gostou obviamente, ele viu-se sem argumentos para mandar um "contra-ataque" e mandou a "boca" de ter mais seguidores que eu.....

    Eih? E então? Até o twitter duma pedra deve ter mais seguidores que eu, eu não meto lá nada, uso para ler dos outros, como por exemplo do nosso grande Carlos Martins ;)

    Era um bocado ridículo ter seguidores, só se me conhecerem pessoalmente pk de resto iam ter zero retorno no seu seguimento.

    ResponderEliminar
  2. "Sinal da futilidade a que algumas pessoas da nossa sociedade chegaram?"

    Imagino que para muitos seja importante poder mostrar "o seu valor", mesmo que esse seja falso. As aparências contam muito em muitas áreas.

    ResponderEliminar