2014/12/29

Kairos T-Band - uma bracelete que transforma qualquer relógio em smartwatch


Com os smartwatches a serem um dos equipamentos mais populares do momento, surge no Indiegogo um novo projecto que nos propõe uma ideia interessante: a de transformar qualquer relógio em smartwatch, usando-se uma bracelete inteligente com sensores e ecrã.

É isso que nos promete esta Kairos T-Band e que, confesso, me parece um conceito bastante original e interessante. A ideia é podermos continuar a usar o relógio que desejarmos usar, mas ganhando todas as funcionalidades que associamos com um smartwatch - como o registo de movimentos, sensor de frequência cardíaca, notificações, etc.

A bracelete existe em três versões: uma sem ecrã, outra com ecrã monocromático "escondido" (só para texto), e a mais potente contendo um ecrã OLED touchscreen.


No entanto se é verdade que a ideia é curiosa, fico com sérias dúvidas quanto à possibilidade de se tornar realidade com a tecnologia disponível neste momento. A maioria dos smartwatches (e smart-braceletes com ecrã) tem que ter uma espessura generosa para acomodar todos os componentes - relembro o caso da ERI Sport Tracker, que também surgiu no Indiegogo prometendo ser a mais fina bracelete de sempre... e que depois na sua versão real, nada tinha a ver com as imagens apresentadas, sendo substancialmente mais grossa na parte do ecrã.) O próprio facto de eles usarem um Samsung Gear Fit como "protótipo" da bracelete já nos dá uma ideia da dificuldade da coisa... (se fosse fácil, não acham que a Samsung teria feito o Fit bastante mais fino do que é?)

Com este Kairos T-Band, fico por isso altamente céptico quando à possibilidade de isto se poder tornar real no prazo indicado, para Junho de 2015. Para além disso, o vídeo excessivamente comercial também não ajuda nada a inspirar confiança. Por isso, vai ser um projecto que no meu caso vai merecer apenas um lembrete no calendário, para ver que tal se concretizou - ou não - em Junho do próximo ano.




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)