2014/12/29

Lizard Squad deitou abaixo o Xbox Live e PSN


Se não conhecem este grupo de hackers intitulados Lizard Squad, talvez o memorizem mais facilmente se vos disse que foram eles os responsáveis por não poderem ter jogado nada online nas vossas Xbox e PlayStation nos últimos dias.

Este Lizard Squad iniciou um ataque contra as redes das consolas da Microsoft e Sony no dia de Natal, impedindo que milhões de jogadores por todo o mundo pudesse ter a sua dose de diversão. Embora ambas as empresas tenham dito que o problema estava resolvido pouco tempos depois, a verdade é que ainda durante o dia de ontem não consegui por uma única vez ligar-me à PSN... e consequentemente não ter acesso a nenhum jogo online (e logo no fim de semana que tinha reservado algumas horas para jogar o Destiny).

Este grupo de hackers tem "aquela" atitude de quem parece estar à vontade para fazer o que quer e lhe apetece, ridicularizando as suas vítimas como sendo "macacos que nada percebem de segurança informática", e dizendo também que tem acesso a pontos estratégicos da infraestrutura da internet - como acesso directo aos cabos submarinos - que lhe terão permitido deitar abaixo as redes de gigantes como a Sony e Microsoft.

Sem dúvida que por esta altura haverão muitas autoridades e empresas de segurança digital a tentar perceber o que se passou e quem são estes hackers - mas para milhões de pessoas, o resultado foi passaram vários dias com consolas de jogos (possivelmente as suas prendas de Natal) em modo quase inutilizável, demonstrando que por muitas vantagens que estas redes e a "cloud" tenham... também têm grandes desvantagens quando as mesmas desaparecem. (E ainda por cima estamos a falar de serviços que são pagos: Xbox Live e PS Plus.)


Actualização: um dos alegados hackers já deu a cara numa entrevista. Vamos ver que tipo de seguimento a MS e Sony irão dar a este caso.

1 comentário:

  1. Mas isto antes ou depois do Kim Dot Com lhes ter oferecido os vales vitalícios no MEGA para eles pararem com os ataques?

    ResponderEliminar