2014/12/17

Os 20 sites mais populares de 1996 a 2013


Fale-se em tirar o pó a velhas memórias... por que sites andavam vocês em 1996? O Washington Post compilou uma tabela que mostra a evolução dos 20 sites mais populares da internet de 1996 até 2013... e por lá não faltam velhos conhecidos.

Temos frequentemente a tendência para nos esquecer de quanto as coisas mudam - e por outras vezes, de quanto permanecem sem mudar. No final do milénio, os sites mais populares consistiam na AOL, Yahoo, MSN/Microsoft, e também se assistiu a uma subida meteórica do Geocities, que depois foi absorvido pelo Yahoo.

Não deixa de ser curioso que estes gigantes acabem por se manter sempre próximo das posições cimeiras, mesmo quase passados 20 anos. Os únicos que se "intrometeram" foram o Google, que de uma tímida aparição em 2001, saltou logo para os lugares cimeiros no ano seguinte, e foi conquistando o seu caminho até ao topo; e o Facebook, que de forma um pouco mais progressiva também se estabeleceu na quarta posição nos últimos anos.

É também curioso ver o curto tempo de vida do Altavista, o percurso ondulante da Amazon e Ebay ao longo das décadas, e muitos outros sites que andam numa autêntica "dança das cadeiras" saindo e reentrando neste top 20 a cada novo ano.

E vocês... ainda se lembram que uso faziam da internet em 1996 - e se algum dia imaginariam estar a aceder à internet a partir de um smartphone com ecrã Full HD de 5" e a velocidades de 40Mbits ou mais? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)