2014/12/18

Os falhanços da visão artificial


Os últimos avanços no campo do reconhecimento de objectos nas fotos até nos pode fazer pensar que os computadores começam a "ver" tão bem quanto nós - mas hoje trago-vos alguns exemplos que demonstram que ainda há um longuíssimo caminho a percorrer.

É impressionante ver um computador olhar para uma fotografia e dizer que lá estão dois gatos, um cão, uma cadeira e um sofá; mas depois temos casos como estes, que nos fazem voltar a pousar os pés na realidade, mostrando que para um computador o reconhecimento de uma imagem continua a não ser mais que critérios matemáticos - por muito absurdas que as imagens sejam.

A imagem mostra-nos diferentes casos de padrões que para um computador são identificados como diversos animais e objectos, que nada têm a ver em aparência com o que seria esperado. Será um pouco como a ocasional detecção de rosto nas nossas câmaras digitais e smartphones que aparece sobre um qualquer objecto estranho.

Neste caso, estas imagens não surgiram por acaso. Na verdade, foram criadas propositadamente com base no processo inverso ao de identificação destes objectos, e que acaba por ser interessante por nos dar uma perspectiva visual sobre aquilo que o "cérebro" digital identifica como sendo algo. No fundo, acabam por ser verdadeiras ilusões de óptica para os olhos artificiais dos sistemas de reconhecimento de imagem que temos actualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)