2014/12/11

"The Machine" da HP chegará em 2016


A HP prometeu um computador que irá revolucionar o mercado e tornar possível computadores muito mais eficientes que os actuais. Agora ficamos a saber que o primeiro protótipo deverá ficar operacional em 2016.

Os computadores muito têm evoluído nas últimas décadas, mas na verdade... não têm sido os computadores a evoluir mas sim os seus componentes. Temos CPUs muito mais rápidos, muita mais memória disponível, discos mais rápidos, interfaces muito mais rápidos, placas gráficas então... nem se fala. Mas toda a estrutura de um computador permanece inalterada, e parece ser isso que a HP quer alterar.

Esta "The Machine" irá ter várias inovações, como a utilização de fibra óptica para comunicar a alta-velocidade; mas principalmente, a utilização de memristors - memórias que prometem maior capacidade e densidade que as memórias flash, guardando os dados de forma não volátil, mas com a mesma velocidade das memórias RAM.

Sao estes memristors que obrigam a repensar a arquitectura do computador, pois deixa de haver necessidade de se separar memória RAM de memória de armazenamento (SSD, disco, etc.) Imaginem um computador que tenha 1TB de capacidade de memristors, onde os programas lá colocados podem ser executados instantaneamente - e onde essa mesma capacidade pode ser usada como RAM. Para além disso, desligar e ligar a "máquina" pode ser feito a qualquer instante, pois ao ligar-se teremos o mesmo estado em que estava, ou seja... pronta a funcionar instantaneamente.

São alterações profundas que mudam o paradigma do software actual, e por isso está a ser desenvolvido um novo sistema operativo, que a HP chama Linux++ e que na sua versão final deverá ser designado como Carbon.

... Vamos lá ver se o projecto não derrapa... e que em 2016 isto seja efectivamente um novo grande passo para os computadores.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)