2015/01/31

Cientistas gravam vídeo de laser em movimento


No mundo da ciência queremos sempre chegar mais perto dos limites para ver como tudo funciona - e um desses desejos era o de ver a própria luz em movimento. Coisa que agora se tornou possível.

Já anteriormente tínhamos falado de uma câmara capaz de registar imagens a um trilião de frames por segundo e ver a luz a atravessar uma garrafa. Mas agora já se torna possível ver um impulso laser a atravessar o ar.

No entanto, embora esta câmara seja muito mais compacta que a do sistema anterior, e capaz de produzir imagens numa fracção do tempo, não estamos ainda no ponto em que este tipo de coisa pode ser feita "à balda". Para captar esta sequência foi necessário disparar 2 milhões de impulsos laser ao longo de um período de 10 minutos, de modo a conseguir-se acumular fotões suficiente para criar esta imagem.

A resolução de apenas 32x32 pixeis também limita bastante o tipo de utilização que se poderá esperar de algo deste tipo - mas de qualquer forma, é incrível pensar-se que temos a possibilidade de apanhar a própria luz a viajar pelo ar.


1 comentário:

  1. pois devem usar técnicas de amostragem parecidas com os osciloscópios que apanham a forma de onda mas apesar de se ver a onda no ecrã é o resultado de muitas ondas cortadas em pontos diferentes do tempo... que invalida o método para captar um acontecimento único como acontece muitas vezes com a fotografia..

    ResponderEliminar