O mundo já mostrou aquilo que é capaz de fazer quando se dedica a conquistar um objectivo. Na década de 60 a guerra fria originou uma autêntica corrida ao espaço, que culminou com a chegada do Homem à Lua. Quase meio século depois, são as empresas privadas que têm incentivado nova corrida até ao nosso satélite natural.
Se naqueles tempos o Espaço era uma fronteira apenas ao alcance de entidades governamentais, hoje em dia dá-se a caricata situação de serem as empresas privadas a inovar a fornecerem os meios para se sair do planeta.
Para incentivar o regresso à Lua o Google lançou um desafio - o Lunar XPrize - que premiará a primeira equipa a conseguir aterrar uma sonda na Lua, percorrer 500 metros, e enviar vídeo e mais dados recolhidos de volta para a Terra.
Existem inúmeras equipas a trabalharem nesse sentido, e cinco delas já atingiram marcos importantes que lhes valeram mais de 5 milhões de dólares em prémios. No entanto, todas elas estão de olhos postos no grande prémio final de 20 milhões para quem conseguir cumprir com todos os objectivos referidos.
O seguinte documentário mostra-nos como chegamos à Lua, e como lá poderemos regressar... desta vez para lá ficar de forma definitiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)