2015/01/20

Google prepara-se para investir "fortuna" na rede de satélites da SpaceX?


Parece que o Google e Elon Musk estão com as estrelas alinhadas, e o primeiro prepara-se para passar um cheque bem chorudo para ajudar a tornar realidade a sua rede de satélites que permita levar a internet a todo o mundo.

Ainda recentemente vimos a Virgin a avançar com o financiamento para a criação de uma rede de internet via satélite da OneWeb; e Elon Musk apressou-se a dizer que também tem um plano idêntico, usando a tecnologia da sua SpaceX para colocar os satélites em órbita. E na verdade, a ideia de criar uma rede mundial via satélite é algo que também o Google já deseja há muito, embora também tenha tentado encontrar formas alternativas de o fazer de forma mais económica, com balões.

Agora, os interesses (ou as pressões dos concorrentes) fazem com que o Google e Elon Musk estejam prestes a fazer uma parceria para tornar uma rede de satélites capaz de fazer chegar internet de alta velocidade a qualquer pessoa no planeta. Uma parceira em que se refere que o Google irá pagar uma quantia "muito grande", e que valorizará a SpaceX em mais de 10 mil milhões de dólares.

Actualização: já é oficial, a SpaceX obteve mil milhões de dólares de financiamento do Google e da Fidelity.

Como sempre, na minha inocência, não percebo porque motivo todas estas diferentes empresas e projectos não se unem, combinando os esforços e recursos para criar uma única rede mundial. Mas quando se considera o poder que uma infraestrutura deste tipo representa... é fácil perceber que haja muitos interessados (e pelo nosso lado, será bom haver concorrência).


Será que se corre o risco destes serviços tornarem obsoletas as redes de telecomunicações terrestres, fazendo dos actuais impérios que se consideram "intocáveis" o mesmo que aconteceu com a Nokia quando a Apple se aventurou a fazer um iPhone?... Daqui por uma década saberemos (ou menos). :)

3 comentários:

  1. Pois, para muitos locais do planeta onde a Internet de banda larga ainda é considerada uma coisa do futuro é capaz de trazer grandes melhorias, mas para quem já tem fibra a chegar a casa não sei se vai tazer beneficios, e sendo satélite deve ter sempre um pouco de delay para comunicação de tempo real..
    Mas isto deve ser a arma que o Google precisa para não ficar nas mãos dos operadores que querem cobrar extra pela largura de banda usada pelo youtube.. e talvez seja uma continuidade do serviço Google Fiber 1000Mbps(Up/Down) que já existe em algumas cidades nos USA mas deve ser muito complicado chegar a outras partes do mundo indo por terra e atravessando leis das mais diversas com respectivos firewalls...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que venha a ser a base de comunicações a bordo nos carros com Android Auto que se conduzem sozinhos ;)
      ou será o inicio da skynet? :P

      Eliminar
    2. Skynet definitivamente...

      Eliminar