2014/11/08
Elon Musk quer criar rede de internet mundial com 700 satélites
Lembram-se de quando se ouviram rumores de que o Google estaria a preparar uma rede de satélites para levar a internet a todo o mundo? Esse projecto parece ter caído no esquecimento, mas o seu impulsionador parece estar agora prestes a fazer uma parceria com Elon Musk, e torná-lo realidade.
Enquanto o Google vai fazendo experiências com balões, o ex-executivo do Google que estava a trabalhar no projecto da rede de internet via satélite - Greg Wyler - parece ter conseguido captar o interesse de Elon Musk.
Elon Musk já é conhecido por não ter receio de ideias megalómanas (lembram-se do hyperloop?) mas considerando que aqui o projecto até é relativamente "fácil", pode ser mesmo a parceria que faltava para levá-lo por diante. Para isso Elon Musk tem planos para criar uma fábrica que fosse capaz de produzir satélites "em série", de modo a que tivessem um custo muito mais reduzido (cerca de 1 milhão, o que é barato para este tipo de satélites) e também bastante mais compacto e leve (cerca de 110Kg em vez de toneladas). Satélites que depois poderiam ser colocados em órbita com os foguetões que a sua SpaceX tem desenvolvido.
Quer seja desta, ou ainda não, parece-me que será mesmo uma questão de tempo até que uma rede de banda larga via satélite (em larga escala) se concretize - e o segredo estará mesmo na capacidade tecnológica para tornar estes satélites pequenos e económicos de modo a que não sofra o mesmo tipo de coisa que alguns sistemas de GPS têm sofrido (veja-se como tem andado o nosso Galileo).
Para pôr as coisas em perspectiva... imagine-se que estes satélites ficavam efectivamente por 1 milhão cada um, e que enviá-los para espaço custava 1 milhão adicional (com 110Kg de peso cada, seria possível enviar dezenas num único lançamento). Para 700 satélites isso representaria um custo total de 1.4 mil milhões de dólares. Ora... ainda estão recordados por quanto é que o Facebook comprou o WhatsApp?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)