2015/01/29

Investigadores aproveitam electricidade gerada pelo corpo


Se não é possível termos baterias "milagrosas", uma alternativa passa por recolher energia de todo o tipo de fontes alternativas. E alguns investigadores querem aproveitar a energia que geramos com o nosso próprio movimento.

Estas películas poderão ser usadas como adesivos colados no nosso corpo, e permitem transformar os nossos movimentos em energia eléctrica usando a fricção e a electricidade estática. Embora por agora ainda não passem de processos experimentais, os protótipos demonstraram ser capazes de gerar até 90V e 0.8mW - suficiente para manter iluminados uma dúzia de LEDs de forma contínua.

Para além de melhorarem a sua eficiência, o seu objectivo é fazer com que estes materiais se tornem o mais flexíveis possíveis, de modo a que possam ser usados confortavelmente - e quem sabe, no futuro talvez até se possam tornar em algo que vem incluído de origem na roupa que utilizamos.

... Já estou a imaginar este tipo de sistema associado às braceletes de tracking de actividade, que não só nos avisarão que está na hora de nos mexermos porque já estamos parados há muito tempo... mas também porque a bateria está a ficar fraca e é necessário movimento para recarregarmos os gadgets. (E não tenho dúvidas de que isto seria um excelente incentivo para que muitos utilizadores se mexessem mais! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)