2015/01/14

Samsung Galaxy S6 vai ter TouchWiz mais discreto?


A maioria dos fabricantes de smartphones com Android apostaram na modificação do sistema como forma de se distinguirem da concorrência e se tornarem mais atractivos, mas por vezes essas alterações acabam por ter o efeito contrário. Há rumores de que para o próximo Galaxy S6 a Samsung vai oferecer uma experiência "Lollipop" quase de origem.

Sendo a Samsung a marca que mais smartphones Android vende, facilmente se percebe o peso e influência que o seu TouchWiz tem. Oferecendo algumas funcionalidades interessantes face ao Android de origem, a verdade é que ao longo do tempo o TouchWiz se tem tornado numa autêntica manta de retalhos, com o Galaxy S5 a ser exemplo disso, com elementos que nos chegam de designs mais antigos misturados com outros de influência mais recente, e ainda com elementos importados do Tizen.

Para o Galaxy S6 a Samsung poderá querer recomeçar de novo, e apostar num TouchWiz mais discreto que manterá em grande parte aquilo que temos no Android 5.0 Lollipop. Uma aposta que também poderá ajudar a nível da rapidez na disponibilização das actualizações de sistema - e também evitar aqueles tristes casos em que determinado equipamento poderia receber uma nova versão de Android, mas devido ao "peso" do TouchWiz isso se tornava impossível (segundo a própria Samsung.)

Uma coisa é certa. Conheço pessoalmente várias pessoas que não se importariam de comprar smartphones da Samsung, mas que não o fazem devido ao TouchWiz (mas verdade seja dita, também conheço pessoas que gostam das funcionalidades acrescidas do TouchWiz). Seja como for, a mim parece-me que um TouchWiz que se aproxime do Android base e que seja menos intrusivo visualmente será sempre uma boa aposta.

3 comentários:

  1. Desde o galaxy s3 todos os anos por esta altura temos sempre esta notícia...e vai na volta e continua sempre tudo igual. sempre pesado e com barulhinhos de gotas de água em todo o lado....O mal não é da samsung mas sim (a meu ver) da própria cultura Coreia do Sul que não se enquadra muito nos padrões de design dos Europeus e Americanos.

    ResponderEliminar
  2. Eu por mim as marcas podiam continuar com as "paneleirices" das suas versões próprias de Android, mas também deveriam disponibilizar os mesmos equipamentos em versões Google Play Edition (aqui a Google deveria fazer mais pressão e alargar a venda destes equipamentos a mais países).

    ResponderEliminar
  3. Em parte existe funcionalidades em falta no lollipop puro da google, principalmente para tablets....em parte a samsung exagera.....é esperar para ver.

    Já me fartei das custom roms e ter que flashar isto e perder updates daquilo e apps que fecham porque nao esta estável...estou com stock em todos os android que tenho e pretendo ficar ate me fartar ou me chatear mesmo a serio com o stock rom da google, quanto à samsung acho que nao compro um tao cedo.

    ResponderEliminar