2015/02/27

Facebook lança ferramentas de prevenção de suicídio


O Facebook é utilizado por centenas de milhões de pessoas diariamente, e como se pode imaginar, nesse universo encontramos todo o tipo de sentimentos, dos mais divertidos aos mais sombrios. E agora o Facebook disponibiliza ferramentas para tentar prevenir suicídios.

Se estão a imaginar o Facebook a usar todos os seus dados para tentar identificar potenciais suicidas automaticamente, e a usar tácticas "sociais" para animar estes utilizadores, não é o caso. Trata-se de algo bem mais simples e sem dependência de sistemas automáticos. O que o Facebook fez foi facilitar o acesso ao sistema de alerta onde qualquer pessoa poderá sinalizar um potencial risco de suicídio de um amigo.

Esse utilizador verá uma mensagem do Facebook a mostrar essa preocupação e sugerindo que leia mais informação sobre como poderá lidar com essa situação, ou que fale com um amigo ou uma linha de apoio.

Por agora este sistema, que foi desenvolvido em parceria com várias entidades que se dedicam a combater este problema, estará apenas disponível nos EUA. Mas sendo o FB uma rede mundial, esperemos que este sistema rapidamente seja expandido e possa ajudar a evitar potenciais tragédias em qualquer ponto do mundo.

... Por vezes basta apenas uma simples palavra no momento certo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)