2015/02/27

FCC garante neutralidade da Internet nos EUA (com descontentamento dos operadores)


Depois de muita discussão, os EUA votaram finalmente a favor de leis que garantem a neutralidade da internet - para agrado de todos os utilizadores.... e para desagrado da maioria dos operadores, alguns dos quais já revelaram o seu "mau perder".

O que esta votação fez foi classificar o serviço de internet (fixo e mobile) como serviço de telecomunicações, o que automaticamente impede que os operadores possam tomar "liberdades" como bloquear ou atrasas certos tipo de tráfego, ou exigir pagamento adicional para garantir acesso mais rápido para certos serviços.

Se dúvidas houvesse das vantagens que isto traz para os clientes, bastará olhar para os grandes operadores, com a Comcast, AT&T, e Verizon a terem batalhado duramente contra este desfecho (e mesmo assim, não se espera que deixem de recorrer aos tribunais para tentar reverter a situação - como já fizeram anteriormente noutras votações). No caso da Verizon, a sua resposta surgiu num comunicado escrito em código morse e ao estilo das velhas máquinas de escrever, com data de 1934, para ilustrar o quanto considera esta classificação um retrocesso.

Sinceramente, por muito simpático (sonhador?) que eu queira ser, de que poderemos viver num mundo onde os operadores tratam os clientes com respeito e conquistam a sua fidelidade pelo tratamento que lhes dão e não por imposição; a realidade é uma em que podemos medir qualquer vitória para os consumidores pelo nível de "frustração" dos operadores. Neste caso, se a medida levou a Verizon a ter uma reacção destas, fica indiscutivelmente confirmado que a medida é boa para os consumidores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)