2015/02/13

Pontapés no robot Spot estão a incomodar algumas pessoas


A Boston Dynamics - agora do Google - ficou conhecida ao mostrar o seu robot Big Dog, com aspecto de uma mula de carga, e que logo desde início demonstrava a sua habilidade de se equilibrar mesmo quando alguém lhe dava um pontapé. Agora ganhou uma versão mais pequena - o Spot - mas desta vez há quem considere os pontapés como sendo "abusivos"...

Parecem haver algumas pessoas mais sensíveis que ficam indignadas pelos pontapés dados ao pequeno Spot, que tem um formato e reacções que imitam as de um animal. Ora se é certo que todos terão direito à sua opinião, interrogo-me se estas pessoas têm noção do que realmente estão a dizer... pois estamos a falar de uma máquina, e mesmo se é natural que se possa sentir algo por uma máquina (que o digam aqueles que passam os fins-de-semana a lavar e polir os seus automóveis), há que ter noção das coisas.


Neste caso, o pontapé é apenas uma forma prática e eficaz de demonstrar todo o trabalho colocado nestes robots, e na sua capacidade de reagirem a forças externas inesperadas. É um grande feito (que quem trabalhar na área poderá atestar) e deverá ser visto como isso - e não como "violência sobre o robot".


Senão, como se explica que estas mesmas pessoas, preocupadas com os abusos sobre os robots, não estejam a fazer manifestações às portas das fábricas que usem braços robóticos, que - coitados - são obrigados a trabalhar 24h por dia sem descanso, repetindo incessantemente a mesma operação sem qualquer variação?


Inevitavelmente, lá chegaremos mesmo a um ponto em que este tipo de preocupação terá que ser abordada; mas isso será coisa para ser levantada quando estivermos perante sistemas de inteligência artificial que se possam considerar "auto-conscientes". Enquanto se tratarem de simples máquinas como as que temos actualmente, melhor será direccionarem a vossa sensibilidade e preocupações para animais e pessoas reais, e que poderão tirar partido dessa empatia.

17 comentários:

  1. Ao ver as imagens, pergunto-me se poderá ter a haver com o facto de o robô recuperar do pontapé como um animal recuperaria. Se calhar a reacção das pessoas comprara-se com aquela que teriam a ver um jogo/filme/animação com violência contra animais.

    ResponderEliminar
  2. Carlos, isto é surreal. Tens a certeza que não é uma brincadeira impulsionada pela sexta-feira 13?

    ResponderEliminar
  3. Há sempre tolinhos para tudo. O ser humano é sempre capaz de inventar algo para dar nas vistas...

    ResponderEliminar
  4. Deve ser da (SPAR) sociedade protectora dos amigos dos robot :-D

    ResponderEliminar
  5. "e reacções que imitam a um de um animal"
    ta ai "um" a mais

    ResponderEliminar
  6. Tentem desculpar-se depois que a Skynet dominar o mundo e esses robôs a chutarem os rabos dos humanos!

    ResponderEliminar
  7. Isto hoje em dia está na moda em embirrar com tudo e mais alguma coisa

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Vai dizer isso a quem acha que não. :)
      http://www.theverge.com/2015/2/12/8028905/i-really-dont-think-we-should-be-kicking-the-robots

      Eliminar
    2. Era uma piada, com a organização do mesmo nome! ;)
      É assim que começa a Skynet!!!

      Eliminar
  9. eu deixei de comer maças com pena das árvores.

    ResponderEliminar
  10. Já nem na Lei de Poe se pode confiar nestes casos... Andam a ver ficção científica a mais.

    ResponderEliminar
  11. O problema é se quem dá o pontapé é um artista nacional e a memoria do "animal" lesado já pagou taxa de direitos de autor e vem outro artista dizer que o sapateado que o bicho fez é exactamente uma copia do sapateado que foi registado no filme "dança comigo robot" durante a cena em que a policia interrompeu o casamento entre 2 robots porque estavam a passar uma música que usava frequências da mesma gama de frequências que são usadas para treinar os cães robots que conseguem detectar musicas registadas a mais de 1km de distancia e cheirar receitas de culinária que são proibidas de fazer caso o ficheiro não esteja numa memória legalizada, ou venha de um site de streaming que não paga taxas palaticas de valor acrescentado.

    ResponderEliminar
  12. Como todos sabemos que os robots um dia serão a espécie dominante no planeta e eliminarão os humanos, preferia que houvesse um pouco mais de respeito enquanto estamos no poder.
    Acho desnecessário pontapear robots, ainda que concorde com pontapear uma torre e dar pancadas no monitor quando o computador encrava :p Para a maioria das máquinas o trabalhar 24h faz parte da sua razão de existir e o ser pontapeado não, ainda que haja máquina que precisam de parar e máquinas que servem para levar pontapés.

    ResponderEliminar
  13. Digam o que disserem, faz-me impressão ver uma máquina a ser pontapeada assim. Talvez pela associação que fazemos à forma animal e sua reação após o pontapé. Bem, como já disseram aqui anteriormente, é sobretudo pela reação da máquina após o pontapé, como se recompõe. Parece um animal a tentar manter-se de pé.
    Parece estranho para muita gente, mas já da primeira vez que passaram aqui estas imagens, causaram-me alguma susceptibilidade. Em vez do pontapé podiam ter empurrado com as mãos ou provocar o desiquilíbrio com uma rampa muito inclinada, sempre seria menos ofensivo. É uma máquina mas a sua reação é "animal".

    ResponderEliminar