2015/02/13

Apple promove jogos "pague uma só vez" na App Store


O mundo das apps e jogos tem chegado a um ponto ridículo, em que comprar algo não evita que se esteja sujeito a continuar a pagar por isso. E agora a Apple chega ao cúmulo de criar uma nova secção para apps realmente se podem comprar, pagando uma só vez.

Os estúdios e developers de jogos têm abusado cada vez mais dos sistemas de compras in-app; e de forma cada vez mais descarada - hoje em dia já quase nos fazem querer acreditar que é normal que um novo jogo seja acompanhado por um "season pass" que vá dando acesso aos conteúdos que irão ser lançados nos próximos meses. Um dos casos mais recentes, o jogo Evolve, nem sequer aguardou meses, colocando à venda conteúdos extra logo desde o lançamento (pelo que em vez dos habituais e já exagerados 60 euros pedidos pelo jogo; ficamos perante quase 100 euros para se comprar o jogo, e conteúdos que lá deveriam estar incluídos).

Esta categoria especial na App Store acaba por ser um reflexo deste tipo de tácticas, e que vem ao encontro do desejo dos clientes de saberem que podem comprar um jogo de uma só vez, sem terem que desembolsar uma autêntica renda ao longo do tempo, para ficarem com o jogo completo.

Como sempre, a única solução está nas nossas próprias mãos - recusando comprar jogos que recorram a esse tipo de tácticas, para que os editores e developers sintam "no bolso" que os jogadores não estão dispostos a serem extorquidos de forma completamente descarada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)