2015/02/26

Samsung usará memórias flash ultra-rápidas no Galaxy S6?


Depois de ficamos a saber que o preço dos novos Galaxy S6 deverá andar para valores bastante elevados, ficamos agora a saber que para ajudar a justificar esse preço a Samsung deverá estrear novos chip de memórias flash que quase triplicam a velocidade face ao que se tem nos smartphones existentes.

Quem já tiver feito a troca de um disco tradicional por um SSD saberá quanto a diferença é abismal; e embora nos dispositivos mobile já se tenha memória flash de origem, a verdade é que há memórias e memórias (da mesma forma que temos SSDs que oferecem velocidades de algumas centenas de MB/s, e outros que podem atingir mais de 1TB/s).

A Samsung já anunciou a disponibilidade dos seus chips de memória de 128GB com UFS (Universal Flash Storage) que permitem acelerar de forma substancial as velocidades de acesso e transferência nos dispositivos móveis, com velocidades de leitura 2,7x superiores ao que os topo de gama actuais conseguem obter. E tudo isto gastando 50% menos energia, o que significa que todas estas melhorias não irão contribuir para que se tenha que recarregar mais cedo do que o desejado.

A suspeita de que a Samsung utilizará estes chips no novo Galaxy S6 reforça-se por a Samsung não ter anunciado nenhum "grande cliente" para elas (como costuma fazer), o que servirá como indicação de que pretende usá-las para os seus próprios equipamento.


Sendo eu uma daquelas pessoas que fica indignada por ver barras de progresso em apps com coisas como "loading/installing/etc" devido ao tempo que se demora a ler/escrever dados nas memórias flash, fico feliz por ver que finalmente se esteja prestes a dar um grande salto evolutivo nessa área. E inevitavelmente, isso significa que daqui por mais um ano ou dois, será tecnologia que estará presente em todos os equipamentos, mesmo os de gama média/baixa. Mas até lá, vamos estar atentos ao efeito que estas memórias farão na utilização do novo Samsung Galaxy S que ficaremos a conhecer dentro de poucos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)