2015/03/25

BQ lança scanner 3D Ciclop


Depois de nos surpreender com a entrada no mercado das impressoras 3D, a BQ demonstra que essa aposta é para continuar, lançando um scanner 3D chamado Ciclop - e que tem a particularidade de recorrer a software e hardware 100% livres.



O Ciclop utiliza a tecnologia de triangulação laser, com um prato giratório onde é colocado o objecto a digitalizar, e recorrendo a dois lasers e uma câmara Logitech C270 HD para captar informação sobre o relevo do objecto. O software utilizado é o Horus, uma aplicação desenvolvida pela BQ, multiplataforma e livre, e que faz a gestão das comunicações com o scanner, captura de dados e visualização da nuvem de pontos 3D obtidos.

Por ser um produto concebido para ser construído pelo utilizador, cada Ciclop será ligeiramente diferente, e por isso não falta a capacidade de autocalibração do scanner, de modo a garantir a máxima qualidade e precisão dos resultados. As digitalizações podem variar entre 2 e 8 minutos, dependendo do algoritmo e velocidade escolhids, com o resultado a ser exportado num ficheiro .ply.

A estrutura do scanner inclui as peças impressas em 3D, assim como hastes, porcas, parafusos e anilhas. Dispõe, além disso, de dois lasers, uma câmara central Logitech C270 HD e uma plataforma giratória em metacrilato com um volume de scanner de (L) 250 x (H) 205mm. Um dos componentes mais importantes do Ciclop é a placa ZUM BT-328, também desenvolvida pela BQ e baseada em Arduino, que executa o firmware de controlo do motor e dos lasers; e ligada a um ZUM SCAN, um shield derivado do Arduino CNC Shield.

O Ciclop estará disponível a partir do mês de Abril no site da BQ e lojas especializadas, com um preço recomendado de 249,90€.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)