2015/03/18

GTX Titan X custa $999 mas não supera a AMD 295X


Recentemente vimos a Nvidia mostrar de que era capaz a sua mais recente e potente placa gráfica, a GTX Titan X com 12GB de memória, e agora ficamos a conhecer o seu preço e as suas capacidades em circunstâncias reais.

Sem grande surpresas, a Nvidia colocou esta nova GeForce GTX Titan X ao mesmo preço de referência das anteriores Titans, ou seja: 999 dólares. Um preço que na gama anterior já se tornava exagerado face às ofertas da AMD (290X e 295X) e que agora é posto à prova na habitual bateria de testes nos jogos da praxe.

Com 3072 CUDA cores, 12GB de memória GDDR5 a 7Gbps, e 8 mil milhões de transístores, esta placa é um verdadeiro monstro - e desta vez desprende-se das ambições de computação científica (onde é equivalente a uma GTX 980) e assume ser uma placa gráfica "para os jogos". Como tal, tem prestações de luxo que superam qualquer outra placa com um único GPU, embora nem isso obtenha a capacidade de jogar todos os jogos em resoluções Ultra HD 4K (para isso será melhor pensarem em duas.)

E é precisamente ao entrarmos no campo das placas multi-GPU que esta Titan X se torna pouco atractiva. É que em praticamente todos os jogos esta placa é superada pela AMD 295X, que ainda por cima tem um preço substancialmente inferior (já se encontra por cerca de $700), mesmo sendo penalizada pelos consumos muito superiores e por potenciais problemas nos jogos que não suportem convenientemente os multi-GPUs. E se falarmos a nível de desempenho/preço... então temos propostas ainda mais atractivas, como a AMD 290X (pelo preço de uma Titan X comprariam 3 placas destas...)


Resta-nos esperar que a evolução cumpra a sua função, e que daqui por um par de anos, ou antes, este nível de potência esteja acessível a um preço muito mais acessível - e que aquelas demos impressionantes que vimos já possam correr em 4K a 60fps sem hesitações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)