2015/03/17

Sirius é uma Siri open-source que conta com o apoio do Google


O Google pode ter uma abordagem diferente quanto às assistentes digitais, mas isso não o impede de apoiar e investir em projectos como este Sirius, que muitos consideram ser uma Siri open-souce disponível para todos.

O Google já referiu que a sua abordagem quanto aos assistentes digitais é no sentido de criar um sistema eficiente de comunicar com uma máquina, mas sem lhe pretender dar uma "personalidade digital" (como a Apple faz com a Siri e a Microsoft com a Cortana), mas isso não invalida que apoie outros projectos como este Sirius.

O Sirius é um projecto open-source que está a ser desenvolvido por investigadores da Universidade do Michigan, e que para além do Google também conta com o apoio da DARPA e da National Science Foundation.


Em vez de fazer tudo de raiz, o Sirius utiliza outros projectos já existentes, como o OpenCV (para fazer o reconhecimento de imagens), e o OpenEphyra para responder às questões colocadas; mas o objectivo é que, sendo open-source, todos possam contribuir para melhorar as suas capacidades, e eventualmente torná-lo apto a ser utilizado e integrado em todo o lado onde for necessário um assistente digital.

Infelizmente, por agora o projecto ainda não está em estado que seja de fácil utilização por utilizadores finais, pelo que... se esperavam ter acesso a uma Siri em português pronta a usar, ainda terão que continuar à espera.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)