2015/03/17

Aposta na ficha única USB Type-C também acarreta riscos de segurança

No seu novo MacBook, a Apple apostou numa única (e moderna) ficha USB Type-C que serve para tudo: do carregamento à saída de vídeo, e à ligação de periféricos. No entanto, é uma conveniência que também vem acompanhada por potenciais riscos de segurança.

As preocupações com os dispositivos USB têm vindo a aumentar, não só por potenciais dispositivos que têm por objectivo destruir computadores; como sistemas que parecem tirados de histórias de espionagem e que poderão infectar sistemas de forma quase impossível de detectar e de remover - como foi demonstrado pelo BadUSB.

Mas se até ao momento um utilizador poderia estar descansado ao ligar o cabo do seu carregador no seu portátil, numa ficha exclusivamente dedicada à energia, agora isso deixa de acontecer pois esse carregamento é feito pela ficha USB - sendo acompanhado pelas preocupações que já se aplicavam aos dispositivos mobile, mas com a agravante que nem sequer se poderá recorrer ao "truque" de cortar as linhas de dados, pois o USB 3.0/3.1 necessita da comunicação para que os dispositivos acertem a potência adequada ao carregamento.

O efeito prático? Passar a olhar para qualquer carregador com a mesma desconfiança que se olha para um dispositivo USB desconhecido. E o mais provável é que também os portáteis comecem a apresentar mensagens como as que surgem num iPhone ao se ligar um cabo a equipamentos que suportem dados: se desejamos confiar no dispositivo que foi ligado, ou se pretendemos apenas o acesso à energia. (Qualquer dia já estou a imaginar a crescente complexidade de um carregador, com chips de validação e autenticação, e necessidade de actualizações regulares, para garantir que é um carregador seguro... ;P

2 comentários:

  1. Não sei se entendi bem, mas isso não é um bocado ridículo? Ainda há muita gente a usar pens, sobretudo o público "empreendedor" e mobile a que esses Mac se destinam. Eu já acho que duas entradas USB são pouco, quanto mais apenas uma que também serve para tudo o resto... Tenho o computador a carregar, quero abrir um ficheiro, tenho de tirar, pôr o ficheiro, depois a bateria vai a baixo e tenho de tirar a pen para por o computador a carregar... Isto faz sequer sentido?

    É assim tão necessário ter o mínimo possível de buracos?

    Não percebi.

    Cumprimentos,
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim podem "obrigar" o pessoal a comprar o adaptador e meter ao bolso mais 100€...

      Eliminar