2015/03/12

Uma pen USB que "frita" os computadores


Se pensavam que o único risco de ligarem uma pen USB desconhecida no vosso computador era o de eventualmente poderem infectá-lo com um virus, há um novo projecto que mostra que os danos podem ser bem piores: incluindo a destruição do vosso computador.

Nos filmes estamos habituados a ver pens USBs que são capazes de crackar qualquer computador em segundos; mas agora temos um USB Killer na vida real que nos vai fazer pensar duas vezes antes de inserirmos uma pen USB "desconhecida" nas nossas máquinas.

Este projecto foi inspirado por uma história (mito urbano?) de uma pessoa que teria roubado uma pen USB no metro, e que tinha escrito "128" nela. Quando chegou a casa, ligou-a ao seu computador que imediatamente começou a faiscar e a arder. Essa pessoa teria então escrito o número 129 na pen, e colocado-a "a jeito" no bolso, de modo a que outra pessoa a roubasse durante as suas viagens no metro.

Independentemente de isso alguma vez ter acontecido, o que é certo é que inspirou alguém a criar uma pen USB capaz de fazer este tipo de danos na realidade.


A maioria das portas USB tem algumas protecções contra sobrecargas, mas não foram concebidas para resistir a alguém que deliberadamente as queira destruir. Neste caso, esta pen USB vai acumulando energia em condensadores, e depois envia uma descarga de -110V nas linhas de sinal da porta USB, repetindo o processo continuamente até que deixe de receber alimentação. O efeito é catastrófico, destruindo grande parte da electrónica do computador ou dispositivo a que for ligada.

Portanto, da próxima vez que encontrarem alguma pen USB misteriosamente abandonada em qualquer lado... será melhor ponderarem o desfecho que a vossa curiosidade poderá ter. No mínimo, não perderão nada em abrir a caixa da pen para verem se o circuito electrónico é realmente de uma pen USB ou se se assemelha à imagem apresentada no início.

13 comentários:

  1. Condensadores é matéria que actualmente me tem dado algum gozo... achei curioso o seu "lado negro" de aplicação... :)

    ResponderEliminar
  2. Mito. O condensador carrega e descarrega muito rapidamente. E carrega só até ao limite de tensão que é aplicada. A não ser que carreguem a pen ea 220 e descarreguem quase que instantâneamente. Ou seja, impossível de fazer acidentalmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Neste caso, esta pen USB vai acumulando energia em condensadores, e depois envia uma descarga de -110V".

      Onde é que está o erro?

      Pelo que deduzo é dito que a Pen acumula energia em condensadores(tenham eles a voltagem/capacidade máxima de carga que tiverem) e depois faz uma descarga de 110V para o circuito interno do computador, repetindo esse processo várias vezes/vários ciclos.

      Um condensador pode também descarregar muito lentamente, implementando-se para isso as "resistências" à descarga necessárias... :)

      Eliminar
    2. O que o Paulo disse esta correcto. Um condensador ligado a uma fonte de 5v (usb) nunca poderia obter 110v nos seus terminais. A forma que me parece mais simples de obter um elevador de tensao obrigaria a existencia adicional de uma bobine e de circuito que comutasse a bobine entre os 5v e o condensador (dito por alto)

      Eliminar
    3. Só para concluir, se nos estivermos a basear na imagem que está publicada, os componentes presentes são condensadores cerâmicos cuja sua capacidade está na ordem dos pF. Ou seja nem sequer servem para armazenar energia, mas sim para eliminar "ruídos" ou forçar o bit a 0.
      Electronica básica.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    6. por exemplo este... http://www.maximintegrated.com/en/app-notes/index.mvp/id/1751

      Eliminar
    7. Uma simples pesquisa na digikey originou vários resultados de condensadores cerâmicos 1206 capazes de fazer pelo menos 200uF --- http://www.digikey.pt/product-search/en?FV=fff40002%2Cfff8000b%2C340043%2C34005b%2C340080%2C34009f%2C3400b7%2C3400d3%2C1140003%2C11401c5%2C114047a&k=capacitor&mnonly=0&newproducts=0&ColumnSort=-13&page=1&stock=0&pbfree=0&rohs=0&quantity=&ptm=0&fid=0&pageSize=25

      Um pequeno circuito integrado é capaz de subir a voltagem até 100v A PARTIR DE 4.5V.

      Se percebesse tanto assim de electrónica não diria disparates desses.
      É por estas e por outras que este País está como está... falasse muito, pensa-se e aprende-se pouco....

      Eliminar
  3. Conclui-se portanto que esta notícia é boato. Clickbait.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou especialista em electrónica, pelo que não posso garantir a "validade" do circuito apresentado; mas perguntei a amigos "electrónicos" e todos me disseram que não seria difícil criar um circuito com este objectivo de gerar umas centenas de volts a partir dos 5V - pelo que, o risco existe, mesmo se neste caso em concreto a pen apresentada não o conseguir fazer.

      Eliminar
    2. Foi precisamente isso que esta manhã questionei a um dos meus formadores da área de electrónica.

      Questionei se era possível acumular uma carga num condensador "alimentado" a partir de 5V até perfazer os ditos 110V e repetir esse ciclo continuamente...

      Segundo ele, consegue-se fazer isso com a maior das facilidades, inclusive sem condensadores... utilizando por exemplo, apenas uma uma bobine(alojada dentro da Pen) e obter a partir daí tensões de descarga elevadíssimas...

      A electrónica é algo estupendo de facto e essas maldades passíveis de serem executadas também tem imensa graça... :)

      Eliminar