2015/04/27

Bodyprint usa o touchscreen como sensor biométrico para orelhas e mãos


São cada vez mais os smartphones que integram sensores de impressões digitais, mas este Bodyprint opta por recorrer a algo que todos eles têm para efeitos de autenticação biométrica: o próprio touchscreen.

Os touchscreen capacitivos actuais não têm (ainda) a capacidade de ler as impressões digitais, mas este Bodyprint contorna esse problema utilizando-os para ler outras partes do corpo que não necessitam de tanta resolução: como as mãos, dedos, e até as orelhas.


Poderá não ser um sistema tão seguro quanto uma impressão digital, mas considerando que todos somos diferentes, será um sistema que poderá dar alguma segurança adicional - sem que seja necessário investir num novo smartphone. A parte do reconhecimento da orelha parece-me algo extremamente interessante e que seria bastante prático de se fazer para se atender um telefonema autenticando a nossa identidade.

... Portanto, não estranhem se um dia destes começarem a ver apps que a certo ponto vos peçam "por favor encoste a orelha ao ecrã" (embora seja previsível que logo de seguida comecem as investigações que revelam a falta de segurança que será uma qualquer outra app poder registar o formato da vossa orelha enquanto estão a fazer uma chamada.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)