2015/04/21

Emissoras querem que Apple active o receptor FM existente nos iPhones

A maioria dos possuidores de iPhones não saberá que no seu interior se encontra um chip com capacidade para receber emissões de rádio FM; mas a associação das emissoras norte-americanas sabe e quer que a Apple o ponha a funcionar.

É um pedido que chega num momento crítico, pois nalguns países já se vai agendando o encerramento das emissões de rádio FM, e facilmente se percebe o interesse de muitas emissoras continuarem a operar da forma "tradicional" durante tanto tempo quanto seja possível - sendo que para isso contribuiria a possibilidade de somarem centenas de milhões de utilizadores com iPhones.

Mas neste caso dos iPhones, a coisa não será tão simples quanto possa parecer. É que embora os iPhones usem realmente um chip com capacidade para sintonizar rádio (é o mesmo chip que normalmente trata dos sinais de rádio WiFi e Bluetooth), o problema é que essa funcionalidade implica a utilização de componentes extra - que não estarão presentes nos iPhones; pelo que não se trata de algo que possa simplesmente ser activado com uma actualização de software.


Não deixará de ser caricato que muitas pessoas já se habituaram a ouvir emissões de rádio em streaming na internet, esquecendo-se que o poderiam fazer sem sequer necessitarem de internet ou de gastar dados usando um simples rádio. Aliás, para as gerações mais jovens, imagino que até possa parecer revolucionário ter um aparelho de tamanho ultra compacto, que pode sintonizar dezenas de estações com estilos musicais diferentes, que tem autonomia para semanas ou meses usando simples pilhas, e - mais importante que tudo - pode ser ouvido de forma completamente gratuita!

... Se ainda querem ouvir rádio FM, o melhor será optarem por um smartphone que ofereça essa funcionalidade, ou optarem por um rádio propriamente dito... enquanto podem.

2 comentários:

  1. pois... eu além do iphone tenho um ipod nano onde oiço música (fora de questão ouvir no iphone por questão de bateria) e rádio FM.

    ResponderEliminar
  2. Bom mesmo era que os fabricantes apostassem em SDR. Hoje em dia, qualquer equipamento poderia disponibilizar não só emissões de FM com a melhor qualidade, como igualmente DAB/DAB+ e DRM/DRM+ num largo espectro de frequências. Creio que esse sim, será o passo para que este tipo de emissões se torne realmente viável.

    ResponderEliminar