2015/04/21

Tudo o que pesquisaste no Google


Sabes o que pesquisaste no Verão passado? Se és um utilizador do Google é bem fácil descobrires, e agora é mais fácil que nunca exportares todo o teu histórico de pesquisas.

Já temos falado da quantidade assustadora de dados que o Google (e outros serviços) recolhem sobre nós - mas que por vezes até se revelam úteis, como o histórico de localizações do Google - e este histórico das nossas pesquisas é apenas mais um desses exemplos.

O Google mantém um registo de tudo aquilo que pesquisamos, e quando o pesquisamos. Pelo que dando um salto a este histórico permite que facilmente se descubra aquilo que fizemos em determinada hora de determinado dia (dica: se estiverem a pensar cometer alguma ilegalidade, não usem o Google para vos ajudar, senão ainda acaba por servir de prova contra vocês. :) E agora tudo isto pode ser facilmente exportado indo a settings->download (com alerta bem chamativo de que não deverão fazer este download num computador "público" uma vez que este arquivo contém dados dados privados sobre a vossa utilização).



Tal como tinha referido para a questão do histórico das localização, prefiro olhar para todo este manancial de dados como algo que poderá ser útil em determinadas situações, mas não há dúvidas quanto ao "valor" que isto representa para o Google, como forma de nos avaliar e conhecer os nossos interesses.  De qualquer forma, têm sempre a possibilidade de apagar todo este histórico - ou de nem activar este histórico das pesquisas - e já ficam com o assunto arrumado.

1 comentário: