2015/04/09

iOS 8.3 vem com chamadas via WiFi


Já vimos que o iOS 8.3 permite que a Siri fale e perceba português; mas outra das novidades mostra-nos o sentido em que as telecomunicações celulares estão a evoluir... recorrendo ao WiFi para as assistir.

Em operadores como a EE no Reino Unido e a Sprint nos EUA, o iOS 8.3 faz surgir nos iPhones uma nova opção que permite activar chamadas via WiFi. É uma táctica que já tem vindo a ser falada e explorada, mas que agora parece começa a ser implantada em maior escala, aproximando-se dos clientes finais.

Com esta opção, nos operadores suportados, passa a ser possível fazer chamadas telefónicas "do operador" quando se estiver ligado a uma rede WiFi, mesmo que não se tenha sinal 3G ou 4G. Uma opção que também abre a possibilidade do operador gerir de forma mais eficiente uma rede celular que possa estar congestionada, direccionado as chamadas através de uma rede WiFi.

A questão é que esta táctica vai também obrigar a que os operadores repensem os seus tarifários. Pois não me parece que tenha lógica estar o cobrar o mesmo valor pelas chamadas e comunicações... quando estamos a usar a nossa própria rede WiFi! E claro que estando com rede WiFi, temos também muitas outras opções de comunicação que permitem dispensar o operador - o que também vem complicar ainda mais esta questão. (É o mesmo tipo de coisa a que se assiste com as microcélulas que podemos colocar em casa para melhorar a cobertura celular, e que usam a nossa ligação à internet, mas onde continuamos a pagar pelas chamadas sem qualquer "benefício".)


Isto fará sentido em tarifários onde se pague uma mensalidade fixa, independentemente das comunicações feitas ou dados utilizados; assim tornando-se irrelevante se se está a usar uma rede celular, ou WiFi, ou o que quer que seja. Mas para tarifários onde o operador cobre pelos minutos utilizados, não estou a ver qual será a justiça de estar a cobrar o mesmo valor quando o utilizador está a usar a sua própria rede - ou mais ridiculamente, de até potencialmente aplicar taxas de roaming quando se está noutro país!

Esperemos apenas que esta transição para as redes mistas celular+WiFi faça com que os operadores apostem mais nesses tarifários "fixos", e também que se convençam que é uma questão de tempo para que se limitem a ser um serviço de fornecimento de dados. E também que não falte muito para que, como o Google pretende fazer com a sua rede móvel, se possam transitar sem falhas entre redes celulares para WiFi e vice-versa (como já acontece entre as diferentes células) - algo que aparentemente o Nexus 6 já poderá fazer.

1 comentário:

  1. Julgo que esta feature vem em linha com as novas RBS que tem modulo de 3G e modulo de WiFi em que a ideia principal é fornecer chamadas em espectro que não é licenciado.Ou seja coloca-se as RBS em centros comerciais para melhorar a cobertura do 3G e para descongestionar o trafego no 3G utiliza-se o WiFi

    ResponderEliminar