2015/04/09

Facebook cria versão web para o Messenger


Parece ficar definitivamente encerrada a era em que "Messenger" era associado ao programa de comunicação da Microsoft (que encerrou há alguns meses) com o lançamento de uma versão web do Facebook Messenger no apetecível endereço em www.messenger.com.

Sim, é verdade que o Messenger do Facebook sempre funcionou na web, dentro do próprio Facebook, mas a rede social já se tornou tão diversificada que tem levado a um investimento na oferta de serviços separados de modo a que seja mais fácil de utilizar. Algo que terá levado à criação deste Messenger exclusivo para a web - que também terá a vantagem adicional de poder eventualmente ser acedido mesmo nos locais que tiverem bloqueado o site do Facebook.

Para os utilizadores que mantinham aberta a página do Facebook apenas por causa das mensagens, este novo site permite manter o foco nas mesmas sem as distracções adicionais de tudo o resto que o Facebook apresenta. Caso prefiram manter tudo como está... é só ignorarem esta nova versão, pois o FB continuará a manter as mensagens integradas como tem feito até ao momento.

Não deixará de ser também mais um pequeno passo no sentido em que as coisas deverão seguir cada vez mais no futuro; onde não importará se estamos a usar uma app numa plataforma, ou noutra, ou um serviço na web - sendo que o que interessa é termos o acesso aos serviços onde quer que seja ou como seja.

10 comentários:

  1. A mim não me aparece como sendo possível a entrada no Messenger na net por esse endereço.

    ResponderEliminar
  2. A mim apenas me aparece uma página de apresentação das apps mobile do messenger, não vejo nenhuma versão web.

    ResponderEliminar
  3. A mim aparece-me, mas poderá estar relacionado com as definições de linguagem... Penso que por agora ainda aparece apenas para as contas em inglês, sendo alargado ao resto do mundo nas próximas semanas.

    ResponderEliminar
  4. Conta em Inglês aqui, e não me aparece formulário de login.

    ResponderEliminar
  5. Experimentem English US...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo9/4/15 12:37

    Experimentem o seguinte:

    https://messenger.com/login

    ResponderEliminar
  7. Já agora se usarem o Chrome podem criar uma web app do Messenger com atalho na barra de tarefas do Windows (ou menu Iniciar ou Ambiente de Trabalho) se forem ao Menu-->Mais Ferramentas --> Criar Atalhos de aplicação na página do Messenger.
    Fica a parecer uma app nativa. :)

    ResponderEliminar
  8. Funcionou na perfeição!!
    Contudo ainda com muitas limitações quando comparado com outros serviços de MI.

    ResponderEliminar