2015/04/11

Micro-computador do tamanho de um grão de arroz pode funcionar "para sempre"


A noção de "micro-computador" vai ter que ser revista, pois investigadores da Universidade do Michigan criaram o mais pequeno computador - o Michigan Micro Mote (M3) - que tem o tamanho de um grão de arroz e poderá manter-se em operação de forma perpétua... desde que vá apanhando alguma luz.

Criar um micro-controlador com tamanho ultra-reduzido há muito que é possível. As complicações surgem quando se quer criar um computador funcional, que possa recolher dados, processá-los e permitir que os mesmos sejam enviados para outros dispositivos. E foi precisamente isso que foi feito com este Michigan Micro Mote (M3).


Este micro-computador com o tamanho de um grão de arroz contém tudo o que precisa para funcionar de forma independente: um microprocessador, memória, sensores, sistema de rádio para comunicação, bateria, e células solares para se manter em funcionamento sem nunca necessitar de ligações a fontes de energia "exteriores". As células solares têm apenas 1mm2 de área e produzem uns reduzidos 20nW, mas que são mais que suficientes para as suas necessidades - este M3 gasta apenas 2nA em standby!

Os seus sensores permitem monitorizar níveis de luz, pressão e temperatura, e o sistema de comunicações por rádio tem um alcance de 2m. Alcance que os investigadores estão a tentar expandir utilizando múltiplos M3 em rede mesh, onde cada um deles possa funcionar como repetidor para outros, alargando esse alcance para 20m ou mais.

Não irá substituir a nossa necessidade de ter computadores "potentes"... mas o facto de se ter algo capaz de funcionar "eternamente" sem nos chatear com mudança de pilhas ou recarregamentos, deixará muitos outros produtos cheios de inveja. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)