2015/05/21

Delta Airlines corta acesso aos preços ao TripAdvisor e outros sites de viagens


Vários sites de viagens, como o TripAdvisor, estão a queixar-se que a Delta Airlines lhes cortou o acesso aos preços dos seus voos, dando mais passo no aumento das tensões entre as companhias aéreas e estes sites - e que irá por em discussão o direito à informação e à comparação de preços.

Lembram-se de quando a internet era encarada com um local onde a informação seria livremente partilhada entre todos, permitindo uma interoperabilidade entre múltiplos serviços? Parece que se está a retroceder cada vez mais nessa ideia, optando-se por fazer precisamente o oposto: tratar a informação como algo que se quer limitar e controlar ao máximo.

A Delta Airlines junta-se a outras companhias aéreas que estão a cortar o acesso de múltiplos serviços de viagens aos seus preços, dizendo que não os autorizam a usar as suas informações, e consequentemente que não sejam feitas comparações de preços.


A grande questão de fundo será determinar se as companhias aéreas (e outras) terão direito a limitar o uso desta informação, ou se a mesma será considerada informação "pública" que possa ser usada por todos. Se assim não for, arriscamos-nos a que serviços como os comparadores de preços - como o KuantoKusta, por exemplo - se possam extinguir, com as lojas a recusarem que os seus preços sejam apresentados e comparados.


Quem deverá ter a última palavra a dizer: deverá uma companhia aérea ter o direito de impedir que um serviço de viagens compare os seus preços com os dos seus concorrentes?

1 comentário:

  1. 10 Entra em vigor
    20 Alguém faz um web scraper para retirar os dados do site
    30 Fazem alterações
    40 Corrigem o web scraper
    50 GOTO 30

    ResponderEliminar