Vários sites de viagens, como o TripAdvisor, estão a queixar-se que a Delta Airlines lhes cortou o acesso aos preços dos seus voos, dando mais passo no aumento das tensões entre as companhias aéreas e estes sites - e que irá por em discussão o direito à informação e à comparação de preços.
Lembram-se de quando a internet era encarada com um local onde a informação seria livremente partilhada entre todos, permitindo uma interoperabilidade entre múltiplos serviços? Parece que se está a retroceder cada vez mais nessa ideia, optando-se por fazer precisamente o oposto: tratar a informação como algo que se quer limitar e controlar ao máximo.
A Delta Airlines junta-se a outras companhias aéreas que estão a cortar o acesso de múltiplos serviços de viagens aos seus preços, dizendo que não os autorizam a usar as suas informações, e consequentemente que não sejam feitas comparações de preços.
A grande questão de fundo será determinar se as companhias aéreas (e outras) terão direito a limitar o uso desta informação, ou se a mesma será considerada informação "pública" que possa ser usada por todos. Se assim não for, arriscamos-nos a que serviços como os comparadores de preços - como o KuantoKusta, por exemplo - se possam extinguir, com as lojas a recusarem que os seus preços sejam apresentados e comparados.
Quem deverá ter a última palavra a dizer: deverá uma companhia aérea ter o direito de impedir que um serviço de viagens compare os seus preços com os dos seus concorrentes?
10 Entra em vigor
ResponderEliminar20 Alguém faz um web scraper para retirar os dados do site
30 Fazem alterações
40 Corrigem o web scraper
50 GOTO 30