2015/05/09

ESA quer criar base lunar no "lado escuro" da Lua


Parece que muitas décadas depois do mítico Space: 1999, nos vamos aproximando finalmente de ter uma base lunar que poderá servir como plataforma de investigação e também de lançamento de missões a outros planetas.

Quem tem essa ambição para criar uma base lunar é o próximo director da ESA, Johann-Dietrich Wörner, que iniciará funções em Julho. Uma base no "lado escuro" da Lua - que na verdade não é "escuro", estando igualmente sujeito a ciclos de dia/noite - tem como principal factor de atracção o facto de estar permanentemente protegida de todas as emissões terrestres (a Lua tem sempre a mesma "face" voltada para a Terra). Isto permite usar a Lua como escudo contra todas as emissões terrestres, permitindo a instalação de equipamentos mais sensíveis para estudar o Universo.

Claro que tal instalação não será uma tarefa fácil (nem barata), mas uma vez que se quer planear uma dia a Marte, a Lua torna-se num atractivo laboratório onde poderão ser estudadas e aplicadas todas as tecnologias que forem sendo desenvolvidas, transformando-se num protótipo vivo que serviria de sucessor à ISS e como centro de estudos para as futuras missões interplanetárias.

Venha de lá esta base lunar, sendo que a única coisa que peço - é que deixem que o seu nome seja determinado pelo público, e que no topo da lista esteja a designação de Moonbase Alpha! ;)



P.S. Já estava na altura de fazerem um remake da série... podiam chamar-lhe Space: 2099. :)

1 comentário: