2015/05/09

O Paradoxo de Fermi


Quem se interessa pelo espaço, e pela possibilidade de vida noutros planetas, já terá certamente ouvido falar do Paradoxo de Fermi - para quem não ouviu, irá agora ficar a conhecer esta fascinante pergunta e imaginar a sua resposta.

O Paradoxo de Fermi foi formulado pelo físico Enrico Fermi em 1950, quando lhe perguntaram se, caso existissem civilizações extra-terrestres avançadas, porque motivo ainda não tínhamos sinais da sua existência? Uma pergunta que surge da probabilidade de que, mesmo que a existência de vida extra-terrestre inteligente seja de 0.00000000000001%, a quantidade de estrelas e planetas existentes significaria que existiram milhões de civilizações extra-terrestres.

Para referência, estima-se que existam 10 mil biliões de galáxias no Universo (uma estimativa que muitos consideram ser "por baixo"), e que facilmente cada uma delas poderá ter 100 mil milhões de estrelas (a nossa Via Láctea terá mais de 300 mil milhões)... pelo que facilmente - ou não tão facilmente - se pode imaginar a escala desta dúvida.

E então entramos na parte das considerações: será que realmente as condições que permitiram a criação de vida na Terra e a sua evolução serão mesmo um caso único no Universo? Será que existiriam/existirão milhões de civilizações extra-terrestres, mas cuja longevidade de umas dezenas ou centenas de milhares de anos as torna em acontecimentos fugazes à escala universal? Ou até que todas elas optem por estar à escuta, a ver se detectam as outras, mas não tomando a iniciativa de se fazerem ouvir...

Afinal... onde é que estão todos os extra-terrestres que provavelmente deverão existir? :)

Actualização: parte 2 já publicada.

2 comentários:

  1. Eu vou mais pela Física Quântica e por aquilo que o Cern anda à procura de provar... os universos paralelos
    http://www.bbc.com/news/science-environment-32164807
    Isto de infinito já é complicado para os nossos cérebros finitos, quanto mais conseguir entender o Tempo, uma invenção humana e conseguir entender que ontem, hoje e amanhã podem estar a acontecer em simultâneo... ora isso dos extraterrestres até podem estar num universo paralelo (simplificando para não acabar com um comentário tipo testamento) lol, estarão num entre milhões de probabilidades do nosso futuro (que é presente ;)) e que, de vez em quando, alguém credível diz ter visto (como pilotos que se arriscam a perder o emprego) talvez por esses esses seres saberem como usar uns tais wormholes ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é que não entendes em relação ao tempo? tal como energia e massa são duas faces da mesma moeda... também o tempo e o espaço estão interligados de forma semelhante... ou seja... não se trata de algo abstracto... o tempo é definitivamente uma energia "finita"... pois se tiveres a viajar à velocidade da luz no espaço "esgotas" a tua energia temporal... e vice-versa... ;0)

      Eliminar