2015/05/29

Google Maps ganha navegação verdadeiramente offline


Estamos em fase de overdose de notícias e novidades que nos chegam do Google I/O 2015, mas uma das que mais agradará a todos será a de que o Google Maps se prepara para ganhar um modo verdadeiramente offline, incluindo indicações turn-by-turn.

O Google Maps é, para muitas pessoas, o serviço de mapas a que recorrem para procurar seja o que for - mas até ao momento, aqueles que não queriam gastar dados, tinham obrigatoriamente que recorrer a uma app alternativa de navegação offline. Sim, o Google Maps permitia descarregar secções dos mapas, e até permitia dar início a uma navegação (com acesso à internet) e continuá-la sem acesso à internet... mas só se não desviassem do caminho.

Agora chega o dia que os restantes serviços de navegação temiam: o Google adiciona um verdadeiro modo offline de navegação no Google Maps. Depos de se descarregar as secções do mapa que se pretendem, continua a ser possível fazer pesquisas sobre pontos de interesse e ter acesso a coisas como horários dos restaurantes, assim como calcular a rota até ao ponto de destino - mesmo que se esteja em "airplane mode" sem utilizar quaisquer dados.

Vai ser uma actualização que provavelmente irá fazer com que muitos utilizadores equacionem seriamente se se justificará manter uma app de navegação alternativa para utilizar em modo "offline"... ou se será preferível libertar o espaço por ela ocupado.

6 comentários:

  1. E que tal a TomTom e a Garmin decidirem processar a Google por estar a abusar da "sua posição dominante num sector do mercado para ganhar vantagem noutro sector diferente...". Já não seria a primeira vez, começou com a Microsoft a tentar colocar o seu IE, agora já ninguém se importa com isso, a não ser que a comissão europeia ainda se lembre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Google não tem posição dominante em mapas. Tens os Apple Maps, Bing Maps, Here Maps.
      Ou também achas que esses deviam processar a Nokia por oferecer navegação offline gratuita?

      Eliminar
  2. Só não mencionaram se será possível fazer download dos mapas por País como no Here Maps. Se não der então isto continua a ser irrelevante face ao Here Maps.

    ResponderEliminar
  3. Vai dar para fazer donwload dos mapas por pais e de fazer uptdates de forma automática. Está confirmado porque já existe essa versao Google Maps para Windows Phone.

    ResponderEliminar
  4. E vai chegar a Portugal antes das férias???

    ResponderEliminar
  5. finalmente..... Wishfull thinking, trasportes públicos a funcionar em offline mode é que era...

    ResponderEliminar