2015/05/12

Google suspende Google Map Maker após polémica do "Android - Apple"


Depois do polémico incidente de uma imagem de um Android a urinar na Apple no Google Maps, o Google reconhece a sua incapacidade de separar as contribuições legítimas das indesejadas, e opta por suspender o serviço.

A suspensão do serviço Google Map Maker surge numa altura em que o Google diz estar a enfrentar um volume crescente de "spam" no Map Maker, e que nem o sistema que estava implementado - de permitir edições directas por parte de membros com boa reputação - foi capaz de evitar os casos que se viram. Por isso, a solução do Google foi cortar o mal pela raiz, desactivando o sistema de auto-aprovação e de moderação pelos utilizadores.

Como consequência directa, todas as edições feitas pelos utilizadores ficam agora adiadas, sujeitas a aprovação por parte de algum membro oficial da equipa. Um processo que, face à imensa quantidade de edições e correcções feitas diariamente, fica praticamente encravado até que o Google reformule o seu sistema de gestão e de combate às edições indesejadas.

Sinceramente, não me parece que seja assim tão complicado... bastará subir um pouco o número de utilizadores que tenha que aprovar como válido uma alteração, e garantir que os mesmos são suficientemente diversificados para que não possam fazer parte de um mesmo "grupo" interessado em armar confusões. Mas... penso que o Google saberá, melhor que ninguém, como lidar com este tipo de abusos... mesmo quando os mesmos surgem num serviço que implicitamente depende da boa-vontade e colaboração dos utilizadores para funcionar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)