2015/05/27

Reino Unido ordena bloqueio do acesso a sites de partilha de ebooks


Do Reino Unido continuam a chegar notícias que mostram um panorama que rapidamente poderá alastrar, e servir de pretexto para uma internet cada vez mais limitada e controlada. Depois do bloqueio de alguns sites de pirataria (medida que não tem qualquer efeito), voltam à carga ordenando o bloqueio do acesso a sites de partilha de ebooks.

Ainda hoje tínhamos mostrado a preocupação com a falsa moralidade de querer impor uma verificação de idade oficial para acesso a determinados conteúdos, e agora redobram-se essas preocupações com o bloqueio do acesso a sites pirata dedicados aos ebooks.

Para além da sua completa ineficácia (por cada site bloqueado, dois ou mais novos domínios surgirão para permitir o acesso ao mesmo - sendo que nalguns casos basta mudar de servidor de DNS para ultrapassar estes "bloqueios") é o tipo de medida que nos faz pensar se estas entidades também terão nos seus planos futuros proibir o acesso às bibliotecas, uma vez que também lá se podem ler livros gratuitamente.

A nível técnico também me parece curiosa a insustentabilidade desta forma de luta, daqui por mais uma dúzia de anos, arriscamos-nos a ter ISPs que têm que manter uma lista de "milhões" de sites bloqueados; despoletando o efeito viral de geração de novos domínios que serão novamente bloqueados, e assim sucessivamente. Uma situação que nos deixa a um pequeno passo destas entidades tentarem propor um sistema invertido, onde a internet seja um local onde apenas é possível aceder aos sites "aprovados", ficando tudo o resto automaticamente bloqueado.

O mais surpreendente, é vermos que este tipo de percurso esteja a ser fomentado por um país europeu.

2 comentários:

  1. Os sites bloqueados foram: (have fun)

    AvaxHome Ebookee Freebookspot Freshwap Libgen Bookfi Bookre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. era mesmo isso que vinha procurar ahah thanks.

      Eliminar