2015/05/27

Nobot é um robot que na verdade é uma pessoa real à distância


Há mais de meio século já se sonhava com um futuro onde todas as casas tivessem empregados robot que se encarregariam de nos libertar de todas as tarefas domésticas. É um futuro que tarda em chegar, mas que este Nubot quer concretizar recorrendo a uma pequena batota: colocando uma pessoa real aos seus comandos.

O Nobot é um projecto que surge no Indiegogo e que se esquiva ao tradicional problema de dar ao robot a inteligência suficiente para fazer as coisas que consideramos normais. Em vez de tentar criar uma inteligência artificial revolucionária, este projecto recorre à inteligência já existente, de operadores humanos.

Na prática, temos o conceito de tele-presença aliado ao tele-trabalho; e onde em vez de terem um empregado(a) a realizar uma tarefa localmente, esse trabalho poderá estar a ser feito por alguém que se encontra em qualquer outro ponto do planeta, bastando que tenha acesso à internet.

Embora não me pareça que este projecto tenha grandes hipóteses de sucesso (seria necessário um robot realmente robusto, e não um "de brincar"), é  um cenário que levanta bastantes questões a nível social. Por um lado poderá dizer-se que isso permitira que pessoas com rendimentos ultra-reduzidos em certos países do mundo poderiam realizar trabalhos mais bem remunerados em países mais ricos; por outro lado haveria a questão do trabalho "barato" fazer com que se deixassem de usar pessoas no próprio país.

Na verdade, a temática não é propriamente original, pois já servia de base ao filme Sleep Dealer, onde se mostrava um futuro onde trabalhadores mexicanos realizavam trabalhos nos EUA sem sairem dos seu próprio país, controlando remotamente robots de construção (sendo um filme altamente recomendado para todos os que se interessem por este tipo de questões.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)