2015/05/28

Solução completa para os Oculus Rift custará 1500 dólares


Os Oculus Rift são um dos gadgets mais aguardados de sempre, e que têm chegada ao mercado prometida para a primeira metade de 2016. No entanto, continua a faltar o pequeno grande pormenor: qual será o seu preço? Ainda sem o revelar, o seu CEO avança no entanto com o valor de 1500 dólares para uma solução "completa".

Antes de entrarem em pânico e condenarem os Rift ao falhanço, convém explicar que este preço refere-se a quem tenha que comprar tudo, incluindo um PC com a capacidade recomendada para tirar o melhor partido dos Oculus Rift. Um PC que por si só irá custar entre 1100 e 1200 euros aproximadamente (Intel i5-4590 ou superior, NVIDIA GTX 970 / AMD 290 ou superior, 8GB de RAM, etc.)

Atendendo que o público alvo destes Oculus Rift, numa primeira fase, serão aqueles que já se interessam por jogar nos seus PCs, é de prever que muitos deles já tenham máquinas com capacidades a este nível - pelo que poderão "poupar" este valor. O valor que sobra deixa uma margem de manobra que aponta para que os Oculus Rift custem entre os 300 e os 400 dólares/euros, valor que fica em linha com as expectativas de que custe os 350 dólares que custavam os modelos de desenvolvimento.

De qualquer forma, a luta vai ser renhida... é que para quem estiver interessado em entrar neste mundo da realidade virtual e não tiver um PC à altura para isso, a solução da Sony, com os óculos Morpheus em combinação com a PS4 sairão sempre mais em conta. Uma PS4 custará cerca de um terço do PC que seria necessário, e também os óculos deverão ser mais baratos (fala-se de 250 euros... e esperemos que a Sony não estrague tudo, inflacionando o preço como muitas vezes faz.)

Mas, faremos as contas certas quando os preços de ambos forem oficialmente apresentados. Até lá... resta-nos ir poupando. Se conseguirem ir poupando 1€ por dia, certamente chegarão à altura do seu lançamento com o mealheiro capaz de suportar a aquisição destes brinquedos.

... E depois, poderão pregar umas partidas, convidando uns amigos para jogar o Alien: Isolation em modo de realidade virtual! :)

3 comentários:

  1. Gastei 350 euros quando comprei DK2 para mandar instalr o Intel(R) Core(TM) i3-3240 CPU @3.40GHz 3.40 GHz 8.00 GB... e agora vou ter que mudar para o "Intel i5-4590" ??? Mas não me importo porque uns oculus RV como deve ser vale bem esse preço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correção: os 350 euros não foram só para pagar o Intel, é claro!

      Eliminar
  2. Mas parece que a solução mais barata da Sony com uma PS4 tira qualidade de definição aos jogos... segundo ouvi dizer no fórum da Oculus

    ResponderEliminar