2015/05/28

Lenovo mostra smartwatch dual-screen e smartphone com projector "touch"


A Lenovo é o maior fabricante de PC a nível mundial, mas não tem problemas em se aventurar com alguns projectos que se poderiam considerar "malucos", e partilhá-los com o mundo no seu evento Lenovo Tech World onde nos deu a conhecer smartphones com projectores touch, e smartwatches com dois ecrãs.

Muitas vezes pensamos que "já está tudo inventado" e que não há muito mais que se possa fazer. Só que na verdade isso é um pensamento que ao longo dos séculos vai demonstrando estar completamente errado: há sempre novas coisas por inventar... mesmo que nem todas as coisas que se inventem se tornem sucessos.

Entre as actualizações às suas linhas de produtos, incluindo portáteis com câmaras 3D Real Sense da Intel, a Lenovo mostrou-nos um curioso smartphone com um projector laser, que pode criar um interface virtual sobre qualquer superfície, e com o qual podemos interagir. Seria uma excelente forma de fazer com que um dispositivo compacto tivesse um "ecrã" muito maior... mas teremos que esperar que as questões da luminosidade da projecção e o impacto na autonomia não sejam problemáticas.




E ainda a respeito de expandir a área de visão em dispositivos compactos, a Lenovo propõe um smartwatch com um segundo ecrã colocado sobre a bracelete. Um ecrã que no entanto é ligeiramente diferente do que se poderia imaginar.


Em vez de ser apenas um ecrã convencional, este segundo ecrã "Magic View" conta com um sistema de projecção virtual e funciona de forma semelhante à dos viewfinders das câmaras. Ou seja, será necessário "espreitar" lá para dentro para se ver a imagem, que surgirá de forma ampliada e a ocupar um maior campo de visão.

Segundo a Lenovo, será uma forma de permitir que um smartwatch possa apresentar grande quantidade de informação, e de forma privada.

Será que algum dia andaremos pela rua a ver pessoas com os smartwatches encostados aos olhos? Sinceramente... não me parece (deposito mais futuro em sistemas como óculos de realidade aumentada). Mas, nem sempre o futuro nos faz a vontade! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)