2015/06/24

Apple poderá abandonar Home Button físico


O Home Button tem sido elemento marcante em todos os iPhones e iPads da Apple desde a sua origem, mas agora surgem rumores de que a Apple poderá considerar livrar-se deles.... lá para 2017.

O iPhone fez do seu "único botão" um ponto de diferenciação para tudo o que existia na altura (lembram-se de todos os que se riram da proposta de fazer um smartphone "sem botões"?) e, como se costuma dizer, o resto é História. No entanto, as coisas têm que evoluir, e poderá acontecer que no futuro até este elemento icónico se transforme... ou desapareça completamente.

A tecnologia agora permite criar sensores de impressões digitais que poderão ficar escondidos por trás de um painel de vidro (e até por trás do ecrã), e a eliminação de um botão físico teria vantagens imensas a nível de permitir uma redução da espessura do dispositivo, para além de também simplificar o processo de produção do painel frontal (sem buraco) - e minimizar o risco de avarias de um componente físico sujeito a desgaste.

Mais recentemente a Apple já nos mostrou o Force Touch, que usa a sensibilidade à pressão num touchscreen para simular um toque físico com recurso ao feedback táctil - sendo usado no Apple Watch, MacBooks mais recentes e, previsivelmente, também na próxima geração de iPhones e iPads. Não custará imaginar que com uma evolução deste feedback táctil, se possa considerar desnecessária a presença do famoso home button. (Quando muito, poderia recorrer-se a uma pequena e subtil depressão no vidro, para mais fácil localização táctil sem que fosse necessário olhar para lá.)

Seja como for, não é uma alteração que se espere para breve, pelo que, se tal vier a acontecer, só deverá acontecer lá para alturas do lançamento do iPhone 7S ou iPhone 8.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)