O tema dos direitos de autor e da justa compensação dos artistas têm sido um tema de discussão bastante acalorado, com a indústria a olhar para o streaming como o grande inimigo. O Eternify é um serviço que quer ajudar a resolver o problema... escutando repetidamente as músicas de um artista favorito, de modo a que receba mais do Spotify.
Em tudo o que envolva dinheiro, principalmente quando tem origem aparentemente gratuita, é de esperar que sujam sistemas fraudulentos para os tentar manipular. Que o diga o Google, que tem que enfrentar milhões de clicks automatizados que têm por objectivo inflacionar os rendimentos à custa dos seus anúncios (ou de fazer com que empresas concorrentes esgotem o seu orçamento sem qualquer efeito real).
No caso deste Eternify, o objectivo é o de contar repetidamente audições para um artista, de modo a aumentar o valor que recebe do Spotify. Segundo os seus cálculos, 100 minutos de audição de clips de 30 segundos contribuirão com cerca de $1 para o artista escolhido, pelo que se deixarem isso a correr 24h por dia de forma contínua, representará mais de $400 por mês (se multiplicarem por uns milhares de utilizadores... já começaria a ser um valor significativo.
O que me parece é que, tal como o Google considera fraudulentas todas as formas de cliques automatizados, forçados, pedidos, etc. também aqui o Spotify poderá fazer o mesmo.
... Mas caricato mesmo será quando, daqui por mais uma dúzia de anos, termos os artistas e editoras (se ainda existirem estas últimas) a fazerem-se de esquecidos e a dizerem que o streaming foi a melhor invenção de sempre e que permitiu uma expansão e divulgação da música como nenhum outro meio até então. É ver novamente a História a repetir-se... tal como já aconteceu com o rádio, TV, cassetes, etc.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)