2015/06/24

Amazon quer pagar aos autores por páginas lidas e não por downloads de ebooks


E se um escritor recebesse dinheiro, não pela compra do seu livro, mas por cada página que um leitor lesse? É isso que a Amazon está a propor aos escritores com ebooks nos seus programas "unlimited", e esta medida pode vir a influenciar a forma como os livros são escritos.

A Amazon diz que pagar aos autores em função do número de páginas lidas é mais justo, e que foi a forma encontrada para dar resposta às críticas e preocupações dos autores, que de outra forma receberiam um montante idêntico quer tivessem disponibilizado um livro de 50 páginas, ou um de 1000 páginas.

Independentemente do que se achar desta medida, é curioso pensar nas implicações que isto pode ter. Com este sistema, os autores poderão ser incentivados a escrever livros com mais páginas, e fazendo-o de forma a "prender" o leitor para que continue a ler, página após página, como forma de maximizar os seus ganhos. Não digo que seja uma coisa má, mas irá certamente promover a criação de livros "comerciais", penalizando aqueles que se quiserem aventurar por caminhos menos populares (se bem que, isso já aconteceria de qualquer forma, fosse qual fosse o método utilizado).

Ainda a respeito dos livros, não deixará de ser curioso que também se vai assistindo a movimentos que tentam quebrar o ciclo dos editores "à moda antiga", que mesmo agora ainda vão tendo grande controlo sobre esta indústria. Coisas como o crowdfunding vieram dar mais liberdade aos autores para se aventurarem na escrita de forma mais independente que nunca, mas ainda há um longo caminho a percorrer para que os escritores "independentes" sejam olhados com o mesmo respeito e consideração que os escritores com livros publicados pelas editoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)