2015/06/17

AT&T multada em 100 milhões por tarifário "ilimitado" enganador


Por cá estamos bem a par dos abusos que os operadores fazem quanto aos tarifários "ilimitados" (mas com limites), e nos EUA a AT&T também vai aprender a lição. Depois de já ter levado uma multa da FTC em 2014, agora prepara-se para enfrentar uma multa de 100 milhões de dólares da FCC.

Em causa está a forma enganosa como a AT&T publicita o seu tarifário ilimitado. Um cliente que opte por este tarifário, para usufruir despreocupadamente da internet no seu smartphone, irá interrogar-se porque motivo as suas velocidades de internet caíam para cerca de 512kbits assim que atingisse os 5GB de dados.

É o nosso bem conhecido malabarismo gramatical, em que o operador diz que "na prática", o serviço de dados é ilimitado... mas que na realidade consiste num tarifário limitado, que impede o cliente de desfrutar do serviço que pagou como sendo ilimitado.

Felizmente que por cá os nossos operadores, a bem ou a mal, lá aprenderam a rotular as coisas como elas são: e que quanto um serviço disponibiliza apenas 5GB de dados, então são 5GB e não "ilimitado"; tal como 2000 minutos de chamadas ou SMS são 2000 minutos de chamadas ou SMS e não "chamadas ilimitadas". No entanto, cheira-me que a partir de Outubro se entre numa nova fase de exigência de clarificação dos termos de serviço, desta vez aplicado à internet fixa.

É que alguns operadores continuam a ter limites "secretos" aplicados ao consumo de dados nas ligações por cabo; reduzindo também drasticamente a velocidade quando se ultrapassa um limite, que segundo alguns relatos andará em torno dos 500GB por mês. Neste caso, a situação é ainda mais grave pois muitas vezes o próprio operador recusa-se a explicar o motivo da redução da velocidade, deixando o cliente a tentar resolver o problema... até que milagrosamente o mesmo se resolve automaticamente com a passagem para o mês seguinte.

... Se calhar o que falta por cá são umas multas milionárias, como esta aplicada à AT&T.

1 comentário:

  1. Esses 500gb podem parecer muito, mas eu apenas alugando filmes youtube e comprando jogos ps4 online atingi facilmente 270gb ... se o netflix chegar a portugal devo aumentar o consumo...

    ResponderEliminar