2015/06/18

AMD revela novas R9 Fury X, Fury e Nano


Com a Nvidia a já ter revelado a sua 980 Ti, cabia à AMD dar a sua resposta, e aqui está ela, sob a forma de uma nova linha de placas: R9 Fury X, Fury e Nano.

A AMD optou por lançar uma linha com opções para todos os jogadores, dos que têm limitações de espaço para instalar uma placa (a Nano) aos que querem ter o melhor que actualmente é possível ter (a Fury X). Todas estas placas recorrem ao novo chip "Fuji" da AMD (versão melhorada da arquitectura GCN) e vêm equipadas com 4GB de memória que pode ser acedida pelo GPU a velocidades alucinantes (fica posicionada directamente sobre o GPU, no mesmo chip).

A Fury X ocupa o topo da tabela e ficará disponível já na próxima semana. Tem 4096 stream processors (face aos 2816 da R9 290X), 256 texture units, 64 ROPs, e graças à memória HBM tem uma largura de banda de 512GB/s e um fill rate 67.2GP/s. A nível de portas de saída temos 3 fichas DisplayPort e uma HDMI. Nos EUA terá um preço de $649, que a posiciona como concorrente directa da Nvidia 980 Ti.

Graças à memória integrada no chip, a placa é surpreendentemente compacta (cerca de 19cm de comprimento) - mas depois tem os tubos do water cooling integrado, que a ligam a uma ventoinha, sobredimensionada e com capacidade para dissipar até 500W (a Fury X não deverá passar dos 275W a não ser no caso de overclocking).


A R9 Fury baixa para os $549 e perde o bloco de water cooling, sendo também de esperar que a AMD reduza os stream processors e ROPs - mas sem que tenham sido dado detalhes concretos neste momento.

E a Nano reduz ainda mais o tamanho da placa, para meros 15cm, o mesmo tamanho que placas "económicas" mas promete ter um desempenho duas vezes superior que a R9 290X em termos de relação desempenho/watts. Não parece que será uma placa de baixo-custo, mas poderá ser aquilo que muitos jogadores fãs dos computadores de pequeno formato esperavam, podendo ter uma placa de topo numa máquina super-compacta e fácil de transportar para qualquer lado.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)