2015/06/23

Dark Sky recorre aos sensores dos iPhone 6 para melhorar previsões meteorológicas


Já temos falado das potencialidades de se usarem os milhões de smartphones espalhados pelo mundo como sensores remotos, e agora a app de meteorologia Dark Sky passa a tirar partido dos sensores barométricos dos iPhone 6 para melhorar as suas previsões.

A app Dark Sky é uma das apps mais populares de meteorologia (nos EUA, uma vez que inexplicavelmente é mais uma daquelas apps que opta por dificultar a vida a quem viver noutros países) e que permite que os utilizadores contribuam com relatos do estado do tempo na sua localização, mas que com a sua mais recente actualização pode usar o sensor barométrico existente nos iPhone 6.

Obviamente que cada utilizador terá que dar permissão para tal, não sendo obrigado a fazê-lo. Embora não seja a primeira app a fazer este tipo de recolha de dados, torna-se relevante por ser uma das mais populares e com mais utilizadores, o que lhe dá acesso a um maior número de potenciais contribuidores.

De qualquer forma, penso que o passo seguinte neste tipo de sistemas deveria ser a disponibilização destes dados de forma pública. Tal como a Apple já contempla a possibilidade de partilhar dados dos utilizadores para estudos médicos (se derem permissão), porque não criar uma plataforma global para o qual se possa contribuir com outros dados que possam ser recolhidos pelos smartphones, e para os quais os utilizadores poderiam optar por participar de forma anónima? Não me custaria nada que o meu smartphone pudesse servir para enviar este tipo de dados que pudessem ser úteis para a comunidade científica.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)