2015/06/23

Projecto de relógio e-Ink ultra-fino torna-se em mais um falhanço no Kickstarter

Há dois anos, o projecto CST-01 prometeu criar um relógio e-ink ultra-fino (com apenas 0.8mm de espessura) e angariou mais de 1 milhão de dólares no Kickstarter. Agora, chega ao fim esse sonho, com a constatação que de não conseguirão produzir nem entregar os relógios prometidos.

As reclamações dos investidores neste projecto já se vinham a arrastar há muito - pudera, as entregas estavam prometidas para Setembro de 2013! - e este mês os responsáveis puseram finalmente fim às esperanças que os resistentes ainda pudessem ter, dizendo que o projecto chega fim e é incapaz de entregar os relógios como tinha prometido.

Neste último relato tentam fazer o ponto da situação do que correu mal, e de como a parceria que fizeram com uma grande empresa (norte-americana) acabou por resultar exactamente no oposto do pretendido, com a empresa a cortar relações com eles e a suspender a produção dos poucos relógios que iam sendo feitos (mas que acabavam por ter um custo efectivo que era o dobro daquele que tinha sido previsto).

Como facilmente se entende, quem investiu no projecto estará profundamente desagradado com toda esta situação, e muitos são os que ameaçam processos e queixas adicionais nas autoridades competentes. Ainda recentemente tivemos o caso do primeiro projecto que foi investigado e multado pela FTC, e a este ritmo parece-me que a FTC vai ter que abrir um departamento dedicado a casos de crowdfunding.

O que importa é relembrar que este tipo de projectos nunca será uma coisa "garantida", especialmente quando se trata de fazer algo como este tipo de hardware inovador.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)